Autor da minha fé
Autor da minha fé
Letra e Música: Paulo Cézar da Silva, 1978
Sobre este belo cântico, lançado no LP “Ouvi Dizer” do Grupo Elo em 1978, conta-nos o pastor e compositor Paulo Cézar da Silva:
“Nós morávamos junto ao Dr. Jairo Gonçalves – pai do Jayrinho, no mesmo quintal em 1978, que por sinal era muito grande e tinha muitas fruteiras.
Em um dia de sol com céu azul e nuvens brancas eu estava em baixo de um caramanchão coberto por um bonito pé de Maracujá; e ali, com meu violão e minha bíblia, meditava na primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses, capitulo 4. Naquele exato momento, por entre os espaços da vegetação que me cobria, o céu e as nuvens pareciam se misturar aos pensamentos… e quando passei pelo versículo 13 em diante, vislumbrei aqueles momentos marcantes que um dia acontecerão, segundo as promessas do Senhor.
Assim, uma melodia foi sendo construída em meio aos acordes… e aquela Palavra que enchia o meu coração ali, foi sendo também inserida no contexto, nascendo assim uma canção muito especial.
Então, não tive dúvidas em honrar ao meu Senhor com esse título, que é só dEle: O Autor da minha fé.”¹
Esse belo e icônico cântico tem sua inspiração à partir do texto da primeira carta de Paulo destinada a igreja em Tessalônica, fruto da segunda viagem missionária do apóstolo. A grande questão que pairava nas mentes daqueles cristãos tessalonicenses era quanto as incertezas próprias do futuro. Quando Cristo voltará? O que devemos fazer enquanto isso? Nossos entes queridos que morreram, qual a situação deles? Nós os veremos novamente? A resposta do apóstolo Paulo foi o consolo que temos na ressurreição de Cristo, pois assim como Ele ressurgiu, os mortos ressuscitarão e juntar-se-ão como os vivos no glorioso dia do Senhor. O mesmo poder que operou em Cristo, operará na sua igreja, livrando-a do mal, das dores e sofrimentos deste mundo, e todos juntos o encontraremos nas nuvens numa celebração da vitória eterna. A mesma esperança e consolo mantemos hoje, e isto com base na fé que temos em Cristo, o autor e consumador da fé. Assim, o versículo 18 do capítulo 4 desta carta paulina nos exorta: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”; da mesma forma faz o cântico atual que nos lembra desta verdade gloriosa!
Notas:
¹ . SILVA, Paulo Cézar da. Notícias – Pr. Paulo Cézar. Mensagem recebida por <robsonjosesantosjunior@gmail.com> em 03 fev 2017.
Autor da minha fé
Letra e Música: Paulo Cézar da Silva, 1978
Ó Pai, eu queria tanto ver
O meu Senhor descer vindo me encontrar,
Eu posso até imaginar
A refulgente glória do Senhor Jesus,
Transpondo as brancas nuvens
No mais puro azul
Onde nem sul, nem norte existirá.
E em meio a lágrimas,
Sorrisos de alegria e de prazer,
Eu que era cego agora posso ver,
Contemplar, contemplar, enfim,
Por isso eu canto glória.
Coro:
Glória, glória
Ao autor da minha fé.
Glória, glória
Ao autor da minha fé.
Ó Pai, eu queria tanto ouvir
O som que vai abrir o encontro triunfal,
Rever amigos que um dia em Cristo foram
Feitos meus irmãos,
E agora, sim, podemos dar as mãos
Pois temos todos um, somente um,
Um só Senhor;
E eis o consolo que envolve a minha vida,
O meu Senhor Jesus
Que foi morto, sim, naquela cruz,
Voltará, voltará, enfim,
Por isso eu canto glória.
Final: (Aleluia) Glória ao Senhor (3x)
(Aleluia) O autor da minha fé;
(Aleluia) Glória ao Senhor, (2x)
(Aleluia) O autor da minha fé.
Autor da minha fé
Letra e Música: Paulo Cézar da Silva (1950)
Data da composição: 1978
Primeira linha da primeira estrofe: Ó Pai eu queria tanto ver
Primeira linha do coro: Glória, glória
Título original: “Autor da minha fé”
Fonte original: LP Ouvi Dizer – Grupo Elo, 1979. (Faixa 08)
Álbuns:
- LP Ouvi Dizer – Grupo Elo, 1979. (Faixa 08)
- CD Autor da minha fé – Grupo Logos, 1993. (Faixa 11)
Referência Bíblica: Tessalonicenses 4
Arranjadores: Dick Torrans, 1978
Muito lindo este louvor. Realmente uma inspiração do Todo Poderoso que enche a nossa alma de esperança e faz-nos ansiar por aquele grande dia do arrebatamento da Igreja, onde juntos estaremos comtemplando a face de Jesus marcada pela dor da cruz, mas glorificada pela vitória .
Que legal. Sempre bom conhecer mais das histórias de nossos hinos. Parabéns mais uma vez.
Estou amando o site, algumas páginas não sei porque não consegui abrir talvez porque vocês ainda estejam ainda trabalhando. Meus amados irmãos eu amei poder ver aqui a discrição de como surgiu esta música tão linda e inspiradora de autoria de Paulo César – AUTOR DA MINHA FÉ
Glória a Deus !!!!!! Que maravilha vislumbrar a letra deste lindo louvor…Meu coração se enche da Graça de Deus…ALELUIA !!!!
Sim este louvor é muito lindo, eu amo este louvor, a mensagem dele é profundíssima.
Excelente site! Que benção! Esta é a esperança daqueles amam e aguardam ardentemente a volta do Senhor Jesus! Amém!
Parabéns pelo acervo! Em tempo, se me permitem uma contribuição, há uma história muito peculiar a respeito desse hino. Paulo Cezar e Jayrinho, cantores do grupo Elo, prometeram um ao outro que quem estivesse vivo, cantaria esse louvor no velório do amigo que partisse primeiro. De fato, com a prematura partida de Jayrinho, em 1981, conta-se que o louvor foi cantado entre muita comoção.
Olá, Silas Lopes! Acho que já ouvi falar sobre isso. Que belíssima história! Deve ter sido um momento bem difícil o Pr. Paulo Cezar ter conseguido cantar essa canção em meio a tanta dor, até imagino. Um abraço.
Esse é o louvor da minha vida… eu nunca sei explicar o que sinto ao canta-lo. Meu coração rejubila, é surreal, sobrenatural, coisa do céu mesmo…eu simplesmente amo ❤
Que revelação!!!
Procurei sobre o hino “Não tenhas sobre ti” e a sua informação está completamente errada. Esse hino é de autoria do já falecido pastor Alisson Ambrósio da igreja Betesda sede Ceará. O mesmo ocorre com o hino Tu me sondas . Roubo de autoria. Uma vergonha. Ele até ganhou um festival em Brasília com a música Calvário.
Prezada Juvina, boa noite. Nós não publicamos ainda sobre o hino “Não tenhas sobre ti” em nosso site Hinologia Cristã. Talvez a senhora não tenha confundido com algum outro site?
O grupo Elo, fazia parte de qual denominação Cristã, e o grupo Logos.
Pois é…. o hino foi escrito num momento de reflexão na Carta de Paulo, aos Tessalonicences…. e hoje? Os hinos dessa geração, é baseado em quê…? Me perdoem, mas não consegui não refletir…. tenho o LP “Ouvi Dizer” e também tenho ainda do Grupo Elo, na voz do “Jayrinho”… e me delicio ouvindo essas preciosidades!
Prezada Juvina, boa noite. Nós não publicamos ainda sobre o hino “Não tenhas sobre ti” em nosso site Hinologia Cristã. Talvez a senhora não tenha confundido com algum outro site?