Nelson Mathias
Nelson Mathias Silva nasceu em 05/09/1940 na Cidade de Santos/SP.
Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Municipal de Presidente Prudente-SP, no curso de piano, harmonia, percepção musical, história da música, pedagogia musical, análise musical e canto coral.
Estudou regência coral com Umberto Cantoni (SP), Levino Ferreira da Alcântara (DF), Orlando Leite (DF), Robert Pratt (USA), Robert Chambless (USA), H. J. Koellreutter (Alemanha) e John Nechilling (RJ). Participou dos cursos Internacionais da Pró-Arte.
Licenciatura em Educação Musical pelo Instituto Villa-Lobos/MEC. Comunicação Social pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília.
Formou o Coral Masculino Santo Inácio de Loyola de Presidente Prudente em 1958, além de gravações, realizou concertos em mais de 100 cidades dos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro até 1967.
Como regente do Coral do SESI de Brasília, participou de várias solenidades do Governo Federal, através da Presidência da República, Ministério do Exército (Cavalaria, Infantaria, Comunicações, Engenharia), Ministério da Saúde, da Justiça, do Trabalho, Comunicações, Aeronáutica, Câmara dos Deputados, Liga da Defesa Nacional, Cúria Metropolitana de Brasília, Governo do Distrito Federal, além de gravações na TV Globo, TV Tupi, TV Educativa, RCA (disco enviado pela Confederação Nacional da Indústria a todas as embaixadas do Brasil no Exterior bem como às Embaixadas estrangeiras no Brasil). Concertos realizados em quase todas as Capitais brasileiras, Festivais Nacionais e Internacionais.
Formou corais de 600, 800, 1.000, 1.500 e 6.000 vozes em várias solenidades educacionais no Distrito Federal.
Como regente e professor da Universidade Federal da Paraíba, realizou concertos em Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, São Luís, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília.
Foi regente do Coral da Universidade de Brasília e participou de vários festivais nacionais e internacionais, tournée pelos Estados do Nordeste Brasileiro (1985).
Ministrou cursos de Regência Coral, promovidos pela FUNARTE, em várias cidades brasileiras: Manaus, Macapá, Belém, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Campina Grande, João Pessoa, Presidente Prudente, Anápolis, Goiânia, São Paulo e Nova Friburgo (RJ).
1º lugar do Concurso de Corais, como regente do Coral da UnB, promovido pelo Jornal do Brasil (1984), além de melhor interpretação da peça de confronto.
Foi Supervisor de Educação Musical do Distrito Federal e é professor da Fundação Educacional do DF e da Fundação Brasileira de Teatro.
Fonte: O Consultor