Anne Schneider
Anne Schneider nasceu em 19/03/1946 na Cidade de Porto Alegre/RS. Graduada pela UFRGS em Piano, Órgão e Filosofia e com curso de Virtuosidade (performance) fez seus estudos musicais com o maestro Leo Schneider, seu pai. Posteriormente a nível de aperfeiçoamento, teve aulas com Renato Koch e Christophe Mantoux (França). Anne iniciou uma carreira de organista internacional desde 1989, fazendo turnês anuais pelo mundo: Alemanha, França, Suíça, Portugal, Inglaterra, Itália, Eslováquia, USA, México, Argentina, Uruguai, Polônia, Bélgica e Brasil, apresentando-se nas grandes catedrais e Festivais de Órgão Internacionais como: Guadalajara, Morelia, Pompéia, Cracóvia, Varsovia, Karlsruhe, Haina (Marburg), Bourges, Brugge, Buenos Aires, Sens, Montevidéu, São Bento (S. Paulo) Dom de Berlin, Basílicas de Köln, S. Quirino-Köln, Hasselt, Paysandu, Niterói (maior órgão da América Latina), Dijon, Blois, Dom de Altenberg, Dom St Blasien, St Georgskirche de Nördlingen, Metropolitan Cathedral de Liverpool,Pauluskirche de Darmstadt, entre outros. E para turistas em Chartres, Lausanne e na Thomaskirche de Leipzig, onde Bach repousa.
Presidiu a Associação dos Organistas /RGS por 3 vezes. Dirigiu o Conservatório de Música Leo Schneider do Colégio Americano por 9 anos, na década de 80, 2003 e 2004. Com ela como Coordenadora, se iniciou o espaço Cultural do Ipa, em 2002. Desde 1985 é a organista titular da Igreja Martin Luther. Integrou o Conselho de Música da IECLB, foi 1ª vice presidente da Associação Pró Cultura e Arte Leo Schneider(APCA). Cerca de 900 concertos. É conselheira da OSPA. Foi fundadora e 1ª vice presidente da APCA.
O CD “A arte da Organista Anne Schneider” foi a primeira gravação de órgão na Região Sul bem como o segundo no Brasil em termos de repertório: obras brasileiras.
Teve reconhecida sua carreira em 2014, como única brasileira, na lista dos 100 melhores organistas do mundo, pelo site polonês, Organy piszczałkowe.
Fonte: A Consultora