Deus da Vida

HistóriaLetraInformaçõesRecursos e Partituras

Deus da Vida – Criação coletiva: Red Crearte

A “Red Crearte” é um grupo de artistas, compositores, poetas, liturgistas e músicos cristãos da América Latina. Seus afiliados pertencem a diferentes denominações e alguns são pastores, teólogos e professores na área de Liturgia e Hinologia.

Um grupo de amigos, irmãos e irmãs em Cristo, que se encontram regularmente para criar e divulgar recursos para o culto cristão ou para ocasiões especiais como assembleias, encontros e outras atividades que envolvam a celebração da fé cristã.

Este cântico foi composto durante uma das reuniões da “Red Crearte”, em 2012. Foi escrito por dois dos participantes: Simei Monteiro e Tércio Junker. Entretanto, por princípio norteador da rede e decisão do grupo de participantes, toda e qualquer contribuição é considerada como de criação coletiva. Para isso usa-se a licença “Creative Commons” (CC). O tema do hino decorre do tema da 10ª. Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI): “Deus da Vida, guia-nos à justiça e à paz”.

É um canto que declara a fé em Deus e ressalta a obra e a ação do Criador, o Deus que nos dá vida, cuida da vida no mundo e concede vida abundante com paz e justiça.

A letra é uma oração, uma súplica, que começa afirmando nossa fé nesse Deus criador e sustentador. A oração continua pedido a vida plena, a Água da vida, o Pão da Vida, que é Jesus, nosso alimento e alimento para todos. O cântico termina com o pedido de  intervenção divina no querer das nações e povos, a fim de que caminhem em busca do diálogo e do entendimento para que a vida na terra seja preservada.

O refrão é uma súplica ao Deus da Vida para que nos guie no caminho da justiça e da paz. Um clamor essencial nos dias hoje, plenos de conflitos e ameaças.

A música tem contornos bem característicos da melódica brasileira com ênfase especial nas notas de apoio e resolução. Lembra um pouco a linha de uma das bachianas de Villa-Lobos, o grande mestre de nossa música. Foi concebida como canto congregacional mas permite arranjos corais.

O arranjo do acompanhamento é de Liséte Espíndola e está também registrado sob os princípios da “Red Crearte” e da licença “Creative Commons”.

A grande virtude desse cântico é sua mensagem bem atual e necessária. A música, brasileira em sua essência, é mais uma contribuição para que tenhamos uma Hinodia nossa, com elementos que evidenciem nossa melódica, rica harmonia e ritmo. Tudo isso  executado com reverência e contrição.

Pode-se usar esse hino na celebração da Ceia, durante as orações de intercessão e até mesmo como uma bênção final de um culto.

Simei Monteiro

Deus da Vida – Criação coletiva: Red Crearte

6.6.6.4. 6.6.6.4. com Refrão

1. És o Deus da vida
e nos deste o mundo;
dá-nos de tua vida,
plena, bela !
Água eterna e viva
dá-nos de tuas fontes;
puras, borbulhantes
para os povos !

Estribilho:
Guía-nos ó Deus
à justiça e à paz !

2. Tu, o Pão da Vida,
dá-nos o alimento
que sacia a fome
dessa gente!
Nossa companhia
em qualquer momento ;
és o pão partido
no caminho !

3. Une nossas mesas,
mesas de justiça,
onde nos olhemos
face a face!
Um lugar de acordos
para a humanidade,
quando,finalmente,
tu nos cures !

Todos os direitos reservados sob a licença “Creative Commons” 2012

Deus da Vida – Criação coletiva: Red Crearte

Letra e Música: Criação coletiva – Red Crearte

Métrica: 6.6.6.4. 6.6.6.4. com Refrão

Data da composição: 2012

Título original: “Deus da Vida”

Primeira linha da primeira estrofe: És o Deus da Vida

Primeira linha do estribilho: Guía-nos ó Deus

Fonte original: Red Crearte

Álbuns:

  • CD Caminando com el Dios de la Vida, Red Crearte, 2012. Faixa 20

Referência Bíblica: Gn. 12:2, 3/ Deut. 30:19 / João 4:10 – 10:10 /  1º Co. 11:23,24,25 / Ap. 5:9 – 21:3

Arranjadores: Liséte Espíndola, 2012.

Áudio: Caminando con el Dios de la Vida, Red Crearte, 2012. Faixa 20 – Usado com permissão

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Jônatas Fernandes disse:

    …hum, não conhecia…rs
    Obrigado
    Deus vos abençoe!

  2. Jônatas Fernandes disse:

    …hum, não conhecia…rs
    Obrigado
    Deus vos abençoe!