Manoel Ferreira

Pastor Manoel Ferreira (1932- …) – Consagrado pastor em 1º de maio de 1964

Biografia

Bispo Primaz Manoel Ferreira

Pastor, antigo líder de Assembleias de Deus no Estado de São Paulo, em Brasília (DF), e Madureira (Rio de Janeiro); ex-presidente da CGADB, presidente vitalício da Convenção Nacional dos Ministros das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira (CONAMAD), presidente da Conferência Pentecostal Sul-Americana, presidente do Conselho Nacional de Pastores do Brasil e Bispo Primaz das AD de Madureira.

Nasceu em 30 de maio de 1932, em Arapiraca (AL), tendo sido registrado em Cafelândia, interior do Estado de São Paulo. Filho do casal Pedro Ferreira da Silva e Otília Francisca Ferreira. Seus pais eram lavradores, tendo uma vida muito modesta, porém, extremamente católica.

Manoe Ferreira, fez seu curso primário no interior paulista e, quando servia o Exército, fez o curso ginasial, na cidade de Lins (SP), em 1951. No ano seguinte, ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo, naquele período, feito o curso de Contabilidade na Escola São Paulo, em Bauru (SP). Transferido para a capital, e com sede pelo conhecimento, ingressou no Instituto Edson de Ciências Eletrônicas, tendo sido diplomado em 1956. Nessa época converteu-se ao Evangelho.

Sua conversão se deu pela dor, num leito de hospital. Em 1955, estava fazendo um curso na Polícia Militar, quando, durante a instrução, um colega o atingiu acidentalmente com uma bala no osso femural. Estava muito mal e longe da sua família. No hospital, um enfermeiro lhe falou de Jesus. Quando teve alta médica, a mensagem do Evangelho ficou gravada em sua mente. Procurou, então, uma igreja evangélica e se converteu, em 2 de março de 1956. Assim que deixou as muletas, se preparou para o batismo na Assembleia de Deus, tendo sido, de acordo com um dos textos biográficos, batizado nas águas e no Espírito Santo em 1958.

Casou-se em 5 de maio de 1957, com Irene da Silva Ferreira, com quem teve cinco filhos: Wagner, Abner, Magner, Vasti e Samuel.

Dedicando sua vida à obra de Deus, foi consagrado para o ministério de evangelista em 1º de maio de 1960, em São Paulo, pois, a partir do seu revestimento com poder, Manoel Ferreira tornou-se pregador do evangelho.

Em 1º de maio de 1964, Ferreira foi ordenado pastor na AD de Madureira (Rio de Janeiro), pelo pastor Paulo Leivas Macalão.

Ele pastoreou pastoreou as Assembleias de Deus em Capão Bonito, Garça, Bauru, Vila Alpina, todas no Estado de São Paulo.

Manoel Ferreira fez os cursos de Sociologia, pela Faculdade Toledo Pizza de Bauru; Teologia, pelo Instituto Bíblico Batista de São Paulo e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo; Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Prestou concurso para a Magistratura do Estado de São Paulo, tendo sido aprovado, mas não assumiu o cargo de juiz por ter sido convocado pelo pastor Paulo Leivas Macalão, para assumir o pastorado da Catedral das Assembleias de Deus em Brasília (DF). Foi empossado nessa igreja em janeiro de 1976, onde permaneceu até 29 de outubro de 1978. Durante o seu pastorado, concluiu toda a estrutura de concreto que restava da Catedral. Foram reformados os Estatutos da igreja e fundadas as congregações da Cidade Ocidental (GO), e da Invasão do Paranoá. Foi também criado o Seminário Paulo Leivas Macalão.

Em seguida, assumiu a liderança da Assembleia de Deus de Campinas – SP (Ministério de Madureira), onde inaugurou o templo-sede. Posteriormente transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde em 1990 assumiu a presidência do Templo Matriz da Assembleia de Deus em Madureira (RJ), e em 2006 seu filho, pastor Abner Ferreira o substituiu na liderança da igreja matriz.

Manoel Ferreira concorreu novamente à presidência da CGADB em 1987, mas foi eleito seu concorrente, Alcebíades Pereira Vasconcelos, com 2140 votos.

Quando presidia a CGADB, Manoel Ferreira assumiu, em julho de 1983, a presidência da Confederação das Assembleias de Deus Sul-americanas (CADSA), e, em 1986, presidiu a Conferência Pentecostal Sul-americana, em São Paulo.

Em 1º de maio de 1987, Manoel Ferreira assumiu a presidência da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira (CONAMAD).

Em 8 de julho de 1993, juntamente com o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, fundou o Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), concorrente da Associação Evangélica Brasileira (AEVB), fundada em 1991, então liderada pelo pastor presbiteriano Caio Fábio D’Araújo Filho.

Manoel Ferreira também tem integrado a diretoria de várias instituições para-eclesiásticas, como a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a EETAD.

Em 1997, recebeu o título de bispo pela Igreja Pentecostal de Moscou, para substituir um dos doze bispos, líderes daquela igreja russa, que fora apoiada pela AD de Madureira na compra e inauguração do seu primeiro templo, nos jardins da antiga KGB. O título foi reconhecido, em caráter excepcional, pela CONAMAD.

Em 1º de maio de 1999, pastor Manoel Ferreira tornou-se presidente vitalício da CONAMAD.

Além de suas múltiplas atividades pastorais, Manoel Ferreira também participou ativamente da vida política. Foi candidato a senador em 2002 e a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa de Luiz Paulo Conde em 2004. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PTB, pelo Estado do Rio de Janeiro.

Três dos seus quatro filhos pastores presidem igrejas históricas do Ministério de Madureira: Abner Ferreira (AD de Madureira – RJ), Magner Ferreira (AD de Marechal Hermes – RJ) e Samuel Ferreira (AD do Brás – São Paulo).

O presidente vitalício da Assembleia de Deus Ministério de Madureira – CONAMAD, Bispo Dr. Manoel Ferreira foi aclamado Bispo Primaz Mundial (Que ocupa o primeiro lugar) durante a 39ª Assembleia Geral Ordinária realizada nos dias 22 a 25 de março de 2017, em São Paulo, na AD Brás.

A proposta foi apresentada pelo pastor José Bittencourt, presidente da Comissão Jurídica da CONAMAD e pastor presidente do Campo de Utinga (SP) e aceita por unanimidade pelo plenário da Convenção CONAMAD.

“Na verdade ele foi “reconhecido” pelo colégio de bispos, por meio de uma proposta feita pelo Pastor José Bittencourt. Uma forma de diferenciá-lo dos demais bispos pela sua história e trajetória ministerial”, informou um membro da AD Madureira em São Paulo.

De acordo com página oficial da CONAMAD, a decisão foi tomada depois de análise cuidadosa feita por pastores teólogos e doutores, e com o objetivo de oferecer claro reconhecimento da liderança e diferenciação do agora, Bispo Primaz das Assembleias de Deus Ministério de Madureira.

Na mesma ocasião, foram separados cinco pastores ao cargo de bispo das Assembleias de Deus Madureira:

Pastor Samuel Ferreira, presidente executivo da Convenção Nacional das Assembleias de Deus Madureira e presidente da convenção do Estado de São Paulo.

Pastor Oídes José do Carmo, presidente da Convenção Estadual de Goiás e líder da Assembleia de Deus Campo de Campinas, no Estado do Goiás;

Pastor Abigail de Almeida, vice presidente estadual e líder da Assembleia de Deus Ministério Fama, também em Goiás;

Pastor Abner Ferreira, líder da AD de Madureira – RJ e presidente da convenção estadual do Rio de Janeiro;

Pastor Daniel Malafaia, líder da AD de Campo Grande – RJ.

Jacó Rodrigues Santiago

© 2019 de Jacó Rodrigues Santiago – Usado com permissão

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *