Ó Pai que estás no céu (Gratidão)
Gratidão
Letra e Música: Flávio Santos, 1984
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:18)
O hino “Gratidão” tem um significado especial para seu autor, Flávio Santos. A composição surgiu de uma necessidade específica em novembro de 1984. Naquela semana, o coral que ele regia estava escalado para cantar em uma cerimônia de formatura do ensino médio, mas ele não encontrava uma música apropriada para a ocasião.
Decidido a suprir essa lacuna, Flávio foi ao piano e começou a dedilhar algumas notas. Aos poucos, a música foi fluindo naturalmente, e os versos nasceram com o mesmo sentimento de simplicidade e gratidão. Seu objetivo era criar uma música de fácil aprendizado, que pudesse ser ensaiada rapidamente e interpretada com emoção. Assim, com apenas dois ensaios, o coral conseguiu preparar a apresentação, que aconteceu no sábado daquela semana.
O que Flávio não imaginava era que “Gratidão” ganharia vida própria. O hino passou a ser incluído em hinários de diversas denominações e adotado por igrejas, conjuntos e solistas. Ele relata que, além da Igreja Adventista e de outros grupos evangélicos, a canção também é utilizada por um padre católico em seus encontros paroquiais. A simplicidade da mensagem permitiu que a música se adaptasse a diferentes contextos, sendo interpretada em ocasiões como o Dia das Mães e o Dia do Professor.
Para Flávio, “Gratidão” é um presente de Deus, uma canção que ultrapassou fronteiras e tocou vidas em lugares onde ele mesmo nunca esteve. Ele expressa sua alegria ao ver sua música sendo usada para louvor e agradecimento em diversas situações.
Redação Hinologia Cristã
© 2025 de Hinologia Cristã – Usado com permissão
Gratidão
Letra e Música: Flávio Santos, 1984
Ó Pai que estás no Céu,
Venho Te agradecer
Por Teu cuidado e amor
Ao dirigir meu ser.
Graças a Ti Senhor.
Meus lábios em louvor
Não podem expressar
Quão grato sou a Ti.
Coro:
Graças a Ti, Senhor!
Por Tua proteção
E bênçãos de Tua mão,
Graças a Ti, Senhor!