HCC 319 – Agora estou contente

História

319. Agora estou contente

“A vida do homem não consiste na abundância das coisas que [ele] possui. De fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento” (Lucas 12.15 e 1Timóteo 6.6).

A ALEGRIA DO CRENTE centraliza-se na pessoa de Cristo. Tendo Cristo, seu amor, sua comunhão e a certeza de uma eternidade com ele, outras coisas perdem a sua importância, sejam riquezas, prazeres, ou honras. O apóstolo Paulo disse em Filipenses, “porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 1.21) e mais adiante (Fp 4.11), “porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre”.

O autor deste hino deve tê-lo escrito depois de estudar profundamente esta alegre carta de Paulo. As palavras do estribilho expressam o cântico de milhares de crentes pelo Brasil afora. Podem cantar de coração:

Vivo feliz com Cristo, ele me satisfaz.

Com esse amor do Redentor,

agora estou contente.

Seguindo o exemplo doCantor cristão, o Hinário para o culto cristão omite a estrofe 3 apresentada aqui, que transmite as palavras de Paulo, em Filipenses 3:

A comunhão da sua cruz

não ouso recusar,

mas tenho comunhão na luz

por graça singular

com os que, em Jesus Cristo, são

dum mesmo amor e coração.

A única informação disponível sobre o autor J.J. Maxfield é o seu nome, com o título de doutor, nos hinários. Não se sabe que tipo de doutorado Maxfield tinha. Seu hino de quatro estrofes, com o título Then shall my heart keep singing(Então meu coração continuará a cantar) apareceu pela primeira vez no hinário de I.D. Sankey, New hymns and solos (Novos hinos e solos), em 1888. Subseqüentemente, foi incluído no muito divulgado Sacred songs and solos (Cânticos e solos sacros), do qual, certamente, Stuart McNair o traduziu.

Stuart Edmund McNair, extraordinário missionário inglês, foi o tradutor deste hino. Seu longo ministério no Brasil (1896-1959) incluiu a fundação da Casa Editora Evangélica e a publicação de diversas edições de Hinos e cânticos com música. Contribuiu com 156 produções para esse hinário. McNair intitulou a sua versão deste hino Com Cristo estou contente, ilustrando sua vida de alegre comunhão com o Senhor. (Ver mais dados biográficos de McNair no HCC 37)

O compositor e educador musical americano William Augustine Ogden (1841-1897) musicou a mensagem de Maxfield no mesmo ano (Veja dados biográficos do Ogden no HCC 264).

A Subcomissão de Música do HCC alterou o estribilho deste hino, omitindo uma das frases, criando uma unidade musicalmente equilibrada de oito compassos. Muito apropriadamente, a subcomissão deu à melodia o nome CONTENTE, palavra chave do hino.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *