HCC 310 – “Quem salva é só Jesus”
História
310. “Quem salva é só Jesus”
“E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos” (Atos 4.12).
O PIONEIRO hinista brasileiro, João Gomes da Rocha, no seu incansável esforço de fornecer às igrejas evangélicas brasileiras um repertório de hinos sobre todos os assuntos, escreveu hinos originais, metrificou passagens bíblicas, e traduziu ou adaptou muitos hinos. Os Salmos e hinos com músicas sacras, de 1975, ainda retinha 62 dessas produções. O Hinário para o culto cristão inclui 11 delas.
Dos seus hinos originais, nenhum é mais importante do que “Quem salva é só Jesus”, escrito em 1898, que comunica o centro do evangelho e desafia a igreja do Senhor a proclamar fervorosamente esta mensagem.
Publicou seu texto pela primeira vez, na segunda edição de Psalmos e hymnos com músicas sacras, em 1889. (Ver outros dados do autor no HCC 2).
A métrica deste hino é 6.6.6.D., como corrigido nas edições mais recentes do Hinário para o culto cristão.1
No Hinário para o culto cristão este valioso hino tem uma nova roupagem para uma das melodias mais lindas em toda a hinódia, a LAUDES DOMINI (Os louvores do Senhor) de Joseph Barnby. Esta melodia foi composta por Barnby para um hino alemão de adoração e louvor, traduzido para o inglês. Foi publicada pela primeira vez num apêndice ao hinário anglicano Hymns ancient and modern (Hinos antigos e modernos), de 1868. É raro ver um hinário hoje em dia sem esta melodia. Cantemos este hino com todo o fervor!
(Ver dados do compositor no HCC 145)
1. Dados atualizados por Leila Gusmão, supervisora do HCC Digital, em 4 de abril de 2005.