HCC 290 – Graça de Deus, infinito amor

História

291. Graça de Deus, infinito amor

Onde o pecado abundou, superabundou a graça, para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor” (Romanos 5.20,21).

PARA AQUELES que experimentaram o perdão em Cristo, o tema da graça de Deus nunca pode ser exagerado ou esgotado. Cada pecador pode se unir a Davi no seu pedido:

Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias” (Salmo 51.1,2).

O apóstolo Pedro escreve que somos redimidos

não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, (…) mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo” (1Pedro 1.18,19).

Paulo ensina que a graça encontrada em Cristo é maior do que os nossos pecados [ver versículos acima].1

Todas as cartas de Paulo estão repletas de referências à maravilhosa graça de Deus. Ele usa termos superlativos para descrevê-la. Em Efésios 2 ele repete: “pela graça sois salvos” (v. 5,8)e que Deus quer nos mostrar “a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus” (v. 7).Este deve ser o nosso tema, dia após dia.

Este hino de Julia H. Johnstonnos proporciona uma maravilhosa oportunidade de cantar esta graça sem par do nosso Deus. Escrito em 1910, foi musicado pelo muito hábil músico e publicador Daniel Brink Towner, no mesmo ano e incluído no hinário Hymns tried and true, (Hinos provados e verdadeiros). O Instituto Bíblico Moody (Chicago), do qual Towner era diretor do Departamento de Música de 1893-1919, publicou este hinário compilado por ele, em 1911. Foi em homenagem ao longo e profícuo ministério de Towner no Instituto Moody que a Comissão Coordenadora do Baptist hymnal (Hinário Batista, 1956) escolheu o nome MOODY para a melodia.

Julia Harriette Johnston (1849-1919) nasceu em Salinville, Estado de Ohio. Aos seis anos mudou-se com a sua família para Peoria, Estado de Illinois, onde seu pai serviu como pastor da Primeira Igreja Presbiteriana até sua morte em 1864. Julia permaneceu naquela cidade pelo resto da sua vida. Dirigiu o departamento de crianças da igreja por 41 anos. Sua especialidade era a classe das crianças mais novas. Por muitos anos, produziu material de ensino para o Departamento Primário da famosa editora David C. Cook Publishing Co. Com o coração dedicado a missões, Julia passou muito tempo da sua vida como presidente da Sociedade Missionária da sua igreja.

Julia escreveu e publicou diversos livros, entre os quais Fifty missionary heroes (Cinqüenta heróis missionários). Produziu aproximadamente 500 textos para hinos, musicados por diversos músicos da sua época. Entre eles, é este o hino que continua a ser publicado em hinários ao redor do mundo.

Daniel Brink Towner (1850-1919), compositor do muito conhecido Crer e observar (HCC 465), nasceu em Rome, Estado de Pensilvânia. Fez seus primeiros estudos na música com seu pai, bem conhecido cantor e professor de música. Continuou seus estudos com George C. Root e outros músicos de destaque. Serviu como diretor de música em várias igrejas metodistas episcopais.

Por causa da sua aprazível voz de barítono e capacidade como regente coral Dwight Moody convidou-o a associar-se com ele na sua obra evangelística em 1885. Em 1893 tornou-se o primeiro diretor do departamento de música do Instituto Bíblico Moody. Nesta posição exerceu uma influência poderosa na música eclesiástica da região central dos Estados Unidos pelo preparo da liderança musical das igrejas e dos cantores evangelísticos.2

Towner continuou a dirigir o departamento de Música do Instituto Moody até sua morte. Compôs mais de 2.000 hinos e melodias de gospel songs(ver HCC 112). Compilou 14 coletâneas e hinários. Escreveu livros-texto sobre a teoria e a prática da música. Foi-lhe conferido o Doutorado em Música (honoriscausa) pela Universidade de Tennessee em 1900. Faleceu enquanto regia a música num culto evangelístico. Estava mais do que preparado para a morte. Certamente, naquele momento, ouviu do seu Salvador as palavras: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mt 25.21).

Em 1963, este hino apareceu em português, traduzido por Dario Pires de Araújo, uma das 246 produções deste obreiro no hinário Cantai ao Senhor. Desde então, vendo o valor intrínseco deste hino, a JUERP publicou-o três vezes: Em 1964, no hinário Cristo, a única esperança, da Campanha Nacional de Evangelização da Convenção Batista Brasileira, sendo cantado assim em todo o Brasil. Joan Larie Sutton adaptou-o para incluí-lo na coletânea coral Vozes angelicais (v.II), em 1975. Apareceu, de novo, no Vinde, cantai! (36), em 1980.

Ao estudar o hino original, a Subcomissão de Textos pediu ao Dr. Werner Kaschel que fizesse uma nova tradução da segunda estrofe, o que ele fez, com esmero, em 1990. (Ver dados do Dr. Werner Kaschel no HCC 38)

Dario Pires de Araújo, paulistano, nasceu em 27 de fevereiro de 1937, num lar cristão. Seu pai, ancião da sua igreja, trabalhou por quase toda a sua vida na Casa Publicadora Brasileira. Os dois irmãos do hinista são pastores e a irmã é enfermeira missionária.

Dario Araújo, sempre ligado à igreja, foi batizado em 1953 pelo pastor Rodolpho Belz. Formou-se em teologia pela Faculdade Adventista de Teologia, em 1957. Também estudou violino, educação musical, orientação e aconselhamento. Fez cursos de pós-graduação em teologia pela Universidade Andrews, em Berrien Springs, Estado de Michigan, EUA, na década de setenta.

O Pr. Araújo casou-se em 1965 com Lívia Haydée de Araújo, musicista, solista em oratórios e cantatas, professora de diversas matérias de música. O casal tem três filhos, que também usam seu talento musical para o Senhor. Exerceu o magistério musical por 20 anos, ensinando cordas, matérias teóricas, orfeão e canto coral. Também ensinou na área de educação religiosa. Pastoreou igrejas por 15 anos. Atualmente é Capelão do Hospital Londrina, em Londrina, PR.

Membro da comissão responsável pela publicação do hinário Cantai ao Senhor, publicado em 1963 pela Casa Publicadora Brasileira, o Pr. Araújo diligentemente escreveu textos, traduziu e adaptou outros, num total de 246 produções. Seguiu-se o preparo de outras coletâneas para todas as faixas etárias das igrejas. Ao todo, as letras e traduções somam nada menos que 3.000, além de uma dúzia de oratórios e cantatas como A criação, de Haydn, Elias, de Mendelssohn, A cidade santa, de Gaul, o Oratório de Natal, de Bach e as Vésperas solenes, de Mozart. Seu maior prazer é ouvir estas grandes obras do repertório sacro universal sendo cantadas em bom português. É autor do pequeno livro Música, adventismo e eternidade, publicado em 1989.

1. SCHOLER, Jeanette F. Grace greater than our sin. Em: HUSTAD, Donald P., ed. The worshiping church. Worship leader’s edition, Carol Stream, IL: Hope Publishing Company, 1990. n.472.

2. REYNOLDS, William Jensen. Hymns of our faith. Nashville, TN: Broadman Press, 1964. p.425.

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