HCC 271 – Findo o culto

História

271. Findo o culto

E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20b).

NESTA SINGELA oração encontramos a certeza que temos da presença do Senhor conosco ao sair do culto. Não é um hino que pede a presença do Senhor, pois o Senhor não fica no templo quando saímos! Ele nos acompanha em todo o viver.

Quando a Subcomissão de Bases Bíblicas, Assuntos e Organização apresentou à Comissão Coordenadora do HCC a carência de um bom hino para esta hora solene do culto, logo a tarefa foi entregue ao prolífico hinista Werner Kaschel, membro da Subcomissão de Textos. Sabiam que este teólogo preencheria a lacuna com habilidade, e com a doutrina certa. O Dr. Werner escreveu-o em 1990, adicionando mais um hino à sua longa lista de bons hinos escritos para ocasiões especiais. (Ver dados do Dr. Werner no HCC 38.)

Em seguida, a nova melodia, PATRIX-BOURNE, de John Barnard foi escolhida para exprimir bem esta oração sincera. Apareceu pela primeira vez no hinário inglês, Hymns for today’s church (Hinos para a igreja de hoje), da publicadora Jubilate hymns, em 1987. Com alegria apresentamos este hino singelo Findo o culto ao povo brasileiro.

O compositor inglês, John Barnard, nasceu em Harrow, na Inglaterra, em 20 de abril de 1948. Formou-se pela Universidade de Cambridge em 1969. É vice-reitor da Escola John Lyon, da sua cidade natal, e diretor de música da Igreja de São Alban, em North Harrow. Serviu na composição e no arranjo de melodias tanto na comissão do hinário Hymns for today’s church como também no livro de cânticos para Natal Carols for today (Carols para hoje – ver anotação no HCC 92). Publicou ainda outros hinos e cânticos de Natal. A hinódia mundial espera muito mais deste compositor.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *