HCC 266 – Uma bênção antiga
História
266. Uma bênção antiga
ESTA LETRA TRADICIONAL, de fonte desconhecida, foi traduzida pelo Dr. James Frederick (Fred) Spann (ver dados biográficos no HCC 137) em 1976, para o uso do Coral sinfônico do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, do qual era regente. Publicou-o como peça coral na coletânea Coral Sinfônico, v.II.
Denes Agay, compositor desta música publicada em 1970, nasceu na Hungria em 10 de junho de 1911. Formou-se com honras em composição e regência na Academia de Música Liszt em Budapeste, capital do país. Doutorou-se em filosofia na Universidade de Budapeste.
O Dr. Agay emigrou para os Estados Unidos em 1939, tornando-se cidadão americano em 1943. Serviu, com distinção, como regente-orquestrador em rádio e televisão, e como redator e assessor educacional em editoras de Nova Iorque. Também lecionou piano naquela cidade até a sua aposentadoria. Compôs para piano, banda, orquestra, conjuntos corais e canto, recebendo diversos prêmios com suas músicas. É autor de dois livros e muitos artigos para revistas.
BÊNÇÃO ANTIGA, o nome da melodia, foi tirado do título do hino.