HCC 260 – Anda com Jesus!

História

260. Anda com Jesus!

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguem vem ao Pai, senão por mim

(João 14.6).

O AUTOR E COMPOSITOR deste hino baseado em João 14.6, o pr. Ivo Augusto Seitz, dá-nos informações preciosas:

Uma segunda-feira missionária típica: remédios para uma família na madrugada, acertos para um casamento, orçamento de mais uma sala, apoio ao crente novo no quartel, a administração de uma congregação distante sete horas rio acima, o anúncio pela televisão da semana de música, e a pacificação de dois irmãos brigados.

A igreja faria três anos na outra semana, e o pastor queria deixar com seus filhos na fé uma palavra fácil de ser lembrada. Naquela noite, ao piano, nasceu Anda com Jesus, cantado pela igreja em 25 de abril de 1979. Eram três estrofe, Caminho, Verdade e Vida, de João 14.6. O HCC registra a primeira delas sob o número 260. [Seguem-se as estrofes 2 e 3]

Quando precisares em alguém acreditar,

mas não encontrares

um amigo em quem confiar,

“Cristo é a Verdade”, a Bíblia o diz.

Anda com Jesus e serás bem feliz!

Se estás confuso, se estás errado,

Cristo é a verdade, descobrirás.

Se estás sozinho, ou mesmo desnorteado,

anda com Jesus! E a certeza encontrarás.

Quando, então, disserem

que os prazeres valem mais,

e até zombarem do caminho em que tu vais,

“Cristo é a Vida”, a Bíblia o diz.

Anda com Jesus e serás bem feliz!

Se estás caindo, quase sem defesa,

Cristo é a Vida, descobrirás.

Se estás cercado, cedendo à fraqueza,

anda com Jesus! Vida eterna encontrarás!

Há hinos que nascem da dor, da gratidão, da alegria. Este surgiu do peso no coração de um pastor por sua igreja. E o que aconteceu depois? O casal vai bem, passados os anos. A sala foi erguida e multiplicada. Militares e parentes batizaram-se. A congregação é hoje igreja, na divisa Amazonas/Rondônia. A visita dos músicos Marcílio e Zelda de Oliveira a uma região distante foi um ensaio do projeto Cantem, batistas brasileiros, e assim parte da história do HCC. Andar com Jesus dá certo. A melodia recebeu o nome da cidade amazonense onde foi composta, HUMAITÁ.”1

O autor, o pastor Ivo Augusto Seitz nasceu em lar cristão em 12 de março de 1947, em Porto Alegre, RS. Estudou Música Sacra no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, RJ. Trabalhou no Departamento de Música da JUERP, e na edição revista e documentada do Cantor cristão (1971). Vive em um lar cristão com Gladis,sua esposa, também gaúcha e vocacionada, e os filhos Ivana (Rio de Janeiro, 1979) e Luciano (Porto Velho, RO, 1985). O casal tem tido, ao longo dos anos, um rico ministério. Comissionados como missionários da Junta de Missões Nacionais, serviram na pequena cidade de Carolina, MA, no Instituto Bíblico de 1972 até 1975. Em 1974, chamados para liderar a primeira operação missionária Transtotal, viajaram ao longo da Transamazônica, indo até Porto Velho, RO. Depois desta operação, foram transferidos para Humaitá, AM, onde serviram de 1974 a 1979.

Convidado a assumir a posição de Secretário Geral da Convenção Batista de Rondônia e Acre, o pr. Ivo e família mudaram-se para Porto Velho em 1 de janeiro de 1981. Em 1986, o pr Ivo assumiu o pastorado da Igreja Batista Filadélfia, e o casal liderou um ministério amplo naquela igreja e cidade.

Em janeiro de 1992, o pr. Ivo foi nomeado Secretário Executivo de Missões Nacionais, tomando posse em 11 de março do mesmo ano, onde realizou profícuo ministério até dezembro de 2003.

No Hinário para o culto cristão, o pr. Ivo participa ainda nos hinos Nossa gente quer viver em segurança (533), Eu vos envio (545), e De ti, ó meu Brasil (600).

1. SEITZ, Ivo Augusto. Carta à autora em 11 de fevereiro de 1991.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *