HCC 250 – Vinde, aflitos pecadores
História
250. Vinde, aflitos pecadores
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).
Alguns dos melhores hinos de convite para a salvação em Cristo foram escritos por pessoas que experimentaram na carne o que era ser um pobre pecador, totalmente perdido e, ao se entregarem, de corpo e alma a Cristo, receberam o novo nascimento e a vida maravilhosa que ele oferece. John Newton cantou sobre a Preciosa graça (HCC 314), que lhe alcançou; Robert Robinson cantou sobre a Fonte de toda bênção (HCC 17) que transformou sua vida. Este hino é outro exemplo da milagrosa transformação que pode acontecer na vida de um pecador que aceita a Cristo.
Joseph Hart (1712-1768) nasceu em Londres e foi criado num lar cristão. Recebeu uma boa educação, tornando-se professor de Línguas clássicas. Entretanto, sem ter se apropriado do sangue de Cristo para sua própria alma, Hart caiu nos caminhos dissolutos. No seu testemunho, testificou que desceu no lamaçal até tal ponto que
“superei confessos infiéis e choquei os irreligiosos e profanos com as minhas horrorosas blasfêmias e monstruosas impiedades”.1
Passaram-se dez anos. No fim deste período, sua devassidão e seu sentido de culpa abalaram a sua saúde. Não podia acreditar que o sacrifício de Cristo pudesse alcançar alguém como ele. No dia de Pentecostes, em 1757, Hart “por acaso” entrou “numa capela moraviana em Fetter Lane, onde ouviu as boas novas do perdão divino”.2
O pastor pregou sobre Apocalipse 3.10. Fiquei muito impressionado. Mal cheguei em casa, quando senti tal estranha afeição para com Deus que caí de joelhos diante dele. A transformação (….) que senti na minha alma era repentina e palpável, como aquela experimentada por uma pessoa cambaleando e quase caindo sob um grande peso, que é de repente tirado dos seus ombros.3
Joseph Hart tornou-se pastor de uma igreja independente em Londres. Simples, zeloso, foi um pregador muito amado por suas ovelhas, um calvinista ardente. Escreveu muitos hinos, que na sua época se tornaram muito usados. O inigualável hinólogo Julian registra seu hinário e suplemento e, enumerando seus hinos, declara:
“Muitos são de mérito, marcados por muito fervor e paixão pelo Redentor”.4
Hart morreu em Londres, em 24 de maio de 1768.
“Vinte mil pessoas assistiram ao seu culto fúnebre, e um obelisco foi erigido para perpetuar sua memória em 1875, mais de cem anos após a sua morte”.5
Hoje o mais conhecido dos hinos de Joseph Hart é Vinde, aflitos pecadores. Publicou-o em 1759, dois anos após a sua dramática conversão, no seu hinário Hymns composed on various subjects (Hinos escritos sobre vários assuntos), com o título Come, and welcome, to Jesus Christ (Vinde, e bem-vindos, a Jesus Cristo). Nestas maravilhosas e comoventes palavras um convite direto é dirigido, como se fosse de Deus aos pecadores. Diversas das carências que as pessoas experimentam: fome espiritual (estrofe 2 – Isaías 55.1), tristeza e dor (estrofe 1 – Mateus 11.28), estão colocadas lado a lado com a provisão de Cristo para estas necessidades.6 Na última estrofe, depois de declarar o que Cristo fez por nossa redenção, Hart repete “Isso basta, isso basta. Vinde, vinde sem temor!”
O tradutor destas quatro estrofes do hino de Hart é desconhecido. Esta excelente tradução apareceu no Cantor cristão, e é diferente da tradução de Sarah Poulton Kalley, usada em vários hinários evangélicos no Brasil.
A melodia BEACH SPRING (Salto da praia) faz parte da famosa The sacred harp (A harpa sagrada), coletânea de melodias com shaped notes, ou seja, cada grau da escala aparecendo no manuscrito com uma forma diferente para facilitar a sua identificação. Unida com este texto foi publicada em 1814, atribuída a Benjamin Franklin White, um dos editores. Estas coletâneas costumavam incluir várias melodias folclóricas, e difundiram-se especialmente nas zonas Sul e Central dos Estados Unidos. Tiveram grande influência na hinódia do país.7
Em 1958, James H. Wood achou uma cópia de The sacred harp e, muito atraído por esta letra e melodia, fez um arranjo coral que a Broadman Press publicou naquele ano. Wood estava numa campanha com Billy Graham naqueles dias, e acha que “o espírito das reuniões do Dr. Graham certamente teve a ver com a atração tanto do texto como da melodia”.8 A melodia aparece no Hinário para o culto cristão com sua harmonização.
Benjamin Franklin White (1800-1879) nasceu perto de Spartanburg em Carolina do Sul, EUA. Caçula entre 14 filhos, teve pouca instrução formal. Foi autodidata na música. Tornou-se professor nas escolas de canto que proliferaram entre as igrejas, mas nunca pediu remuneração por este ministério. Casou-se com Thurza Golightly em 1825. Nasceram 14 filhos ao casal, cinco morrendo na infância. Em cerca de 1840, White mudou-se para Hamilton, Estado de Georgia. Em 1844, editou The Sacred Harp em parceria com E.J. King. Esta coletânea teve grande sucesso, em parte por causa do seu próprio êxito como professor das escolas de canto.
White foi o primeiro redator do primeiro periódico semanal do condado de Harris, chamado The organ (O órgão). Foi eleito secretário do Tribunal em 1858 e prefeito de Hamilton em 1865. Serviu na guerra civil, na milícia de Georgia, chegando a ser major. Homem muito consagrado, foi membro duma igreja batista missionária.
James H. Wood nasceu em 14 de abril de 1921 em Rochester, Estado de Minnessota, EUA. Bacharelou-se em artes pela Faculdade Macalester. Fez o mestrado em artes na Universidade de Iowa e o mestrado em música sacra no Seminário Teológico Union de Nova Iorque. Foi membro do famoso Coral Robert Shaw em 1951 e 1952.
De acordo com seu próprio testemunho, Wood converteu-se aos 30 anos pela instrumentalidade de um pastor luterano. Convencido da doutrina batista, foi batizado na Igreja Batista da Avenida Arigur, em Durham, Estado de Carolina do Norte, em 1953. Ensinou música em algumas instituições de graduação e no Seminário Teológico Batista do Sul (Louisville, KT) de 1954 a 1958. Depois, tornou-se parte do corpo docente da Faculdade Morningside, em Sioux City, Estado de Iowa. Serviu naquela instituição por 21 anos, como professor de canto, canto coral e como Diretor do Departamento de Música. Em 1979, aceitou a diretoria do Departamento de Música da Faculdade Estadual de Frostburg, no Estado de Maryland.
Wood é um músico muito versátil. É solista baixo-barítono muito requisitado, regente e compositor de músicas e arranjos corais. Em 1986 aposentou-se, voltando a seu Estado natal, com sua esposa Joyce, professora de piano. Residem na pequena cidade de Owatonna.
1. HART, Joseph. Em: MCCUTCHAN, Robert Guy. Our hymnody. Second Edition, Nashville, TN: Abingdon Press, 1937, p.234.
2. WELSH, R.E. e EDWARDS, F.G. Romance of psalter and hymnal. New York: James Pott Co., 1889. p.124.
3. MCCUTCHAN, Loc. cit.
4. JULIAN, John. A dictionary of hymnology. v.1, Dover Edition, Nashville, TN: Dover Publications, 1957. p.492.
5. MCCUTCHAN, Op. cit., p.235.
6. ARMSTRONG, Kerschal. Come, ye sinners, poor and needy. Em: HUSTAD. Donald P. ed. The worshiping church. Worship leader’s edition, Carol Stream, IL: Hope Publishing Company, 1990. n.451.
7. Para uma explicação melhor sobre estas coletâneas, ver ESKEW, Harry & MCELRATH, Hugh T. Sing with understanding. Nashville, TN: Broadman Press, 1980. pp.160-161. 8. REYNOLD, William J. Companion to Baptist hymnal. Nashville, TN: Convention Press, 1992. pp.492-493