HCC 220 – Teu santo livro

História

220. Teu santo livro

Oh! quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo” (Salmo 119.97).

NO DOMINGO À TARDE, 19 de agosto de 1855, em Petrópolis RJ, na espaçosa cozinha do primeiro casal de missionários ao Brasil trabalhando com brasileiros (livres ou escravos), o Dr. Robert e D. Sarah Kalley, aconteceu a primeira Escola Dominical “no vernáculo” no Brasil. Estavam presentes cinco crianças.

“D. Sara Kalley (ver HCC 40) leu-lhes a história do profeta Jonas, ensinou-lhes alguns hinos e, com elas, orou a Deus”.1

Desde esta memorável data,

“jamais deixaram os hinos sacros de desempenhar papel de relevância nas numerosas e sempre crescente Escolas Dominicais que, desde então e pela graça de Deus, se vêm organizando por todo o Brasil”.2

Os primeiros hinos cantados, provavelmente, foram aqueles escritos pelo Dr. Kalley, durante os tempos de missionários na Ilha da Madeira (trabalho que ele deixou, forçosamente, só com a roupa do corpo, num navio que Deus havia mandado para aquela ilha naquele momento de feroz perseguição). Havia deixado sua primeira esposa sepultada naquela ilha, mas Deus providenciou uma outra companheira idônea para sua vida e obra. Vindo ao Brasil com ele, D. Sara,

“uma senhora culta e dotada de marcados pendores poético-musicais”3 

e conhecedora de vários outros idiomas, desenvolveu-se rapidamente na língua portuguesa e se pôs a escrever e traduzir hinos para o seu ministério.

O hino Teu santo livro foi escrito em 1872 por D. Sarah, certamente para a Escola Bíblica Dominical e para as crescentes Escolas Anexas (ver HCC 219) que estavam sendo fundadas. Provavelmente, foi publicado na quarta edição aumentada e revista do hinário Salmos e hinos, de 1873,

“por ordem e expressas do Dr. Kalley, como todas as outras, com cento e trinta títulos”.4

Seguindo a orientação da Comissão Coordenadora do HCC, de não repetir o uso de uma melodia em mais de um hino, a Subcomissão de Música substituiu a melodia escolhida por D. Sarah (AZMON, HCC 72) por uma outra muito apropriada, a RETREAT (Refúgio) de Thomas Hastings, composta em 1840. Esta melodia apareceu pela primeira vez na sua coletânea Sacred songs for family and social worship (Cânticos sacros para culto público e do lar) em 1842 (Ver dados deste extraordinário músico no HCC 75).

1. BRAGA, Henriqueta Rosa Fernandes. Música sacra evangélica no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos Editora, 1961. p.109.

2. Ibid.

3. Ibid.

4. BRAGA, Henriqueta, Rosa Fernandes. Salmos e Hinos – sua origem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Igreja Evangélica Fluminense, 1983. p.31.

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