HCC 170 – Maravilhoso amor
História
170. Maravilhoso amor
DE ACORDO com um bom número de autoridades, este expressivo texto sobre o maravilhoso amor de Jesus é de autor desconhecido, embora a coletânea The hesperian harp (A harpa hesperiana), de 1844, a atribua a Alexander Means, um pregador metodista em Oxford, Estado de Georgia, EUA. Apareceu num bom número de hinários americanos do século 19.
O nome da melodia WONDROUS LOVE (Maravilhoso amor), que comunica esta mensagem de um modo muito comovente, corresponde ao título do hino em muitos hinários.
Apareceu na célebre coletânea Southern harmony (Harmonia do Sul) de William Walker, em 1835. Tem características das melodias folclóricas anglo-americanas da tradição elizabetana e sua semelhança à antiga melodia folclórica CAPTAIN KIDD tem sido apontada. Entretanto, há bastante diferença no padrão rítmico das duas melodias, dando razão aos que acham as duas melodias distintas.
A talentosa missionária Joan Larie Sutton traduziu este hino em 1964. A JUERP publicou-o no v.I da coleção Coral Sinfônico (n.9), com o arranjo de Paul Christiansen, sob o título Profundo e doce amor. A tradutora modificou a primeira frase para o Hinário para o culto cristão, indicando assim o novo título do hino.