HCC 169 – Buscou-me com ternura

História

169. Buscou-me com ternura

Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5.8).

ESTE HINO, um dos prediletos dos batistas brasileiros sobre o imenso amor de Cristo, foi escrito por W. Spenser Walton. Apareceu em The coronation hymnal (O hinário da coroação) de 1894, editado pelo compositor da melodia, Adoniram Judson Gordon, e Arthur T. Pierson, ambos líderes importantes entre os batistas do Nordeste dos Estados Unidos. Foi publicado pela Sociedade Publicadora Batista Americana de Filadélfia, Estado de Pensilvânia.

W. Spenser Walton (1850-1906) é conhecido na hinódia somente por este hino. Aparentemente, foi associado do Dr. A.J. Gordon na obra batista do Nordeste dos Estados Unidos. Não há maiores informações sobre ele.

O compositor, Adoniram Judson Gordon deu à melodia o nome de CLARENDON, em homenagem à Igreja Batista da Rua Clarendon, da cidade de Boston, Estado de Massachusetts, da qual foi pastor por muitos anos. (Ver dados do compositor no HCC 62)

De acordo com Rolando de Nassau,

Salomão Luiz Ginsburg traduziu este hino em 1914, e incluiu-o no “Souvenir” da Assembléia da Convenção Batista Brasileira realizada no mesmo ano no Rio de Janeiro, RJ. Publicou-o no Suplemento do Cantor cristão de 1918.1 

Podemos imaginar aquele corajoso servo de Deus numa praça de uma cidade ainda não evangelizada, sentando ao seu pequeno harmônio, cantando com sua bela voz. Podemos imaginar a multidão a começar a rodear este intrépido pregador, muitos ficando para ouvir o seu sermão, comprando suas Bíblias, e os resultados eternos daquele encontro. Somente quando estivermos com Cristo, conheceremos o valor eterno deste simples hino de gratidão pelo amado Salvador que nos buscou. (Ver dados de Ginsburg no HCC 29)

1. NASSAU, Rolando de. Os hinos de Salomão Ginsburg no HCC – IV. Rio de Janeiro: O Jornal Batista, n.31 – ANO LXXXI, 2 de agosto, 1981. p.2.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *