HCC 150 – Será de manhã?
História
150. Será de manhã?
“E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estajais vós também” (João 14.3).
COM A REFERÊNCIA bíblica de João 14.3, este hino de H.L. Turner, sobre a segunda vinda de Cristo, foi publicado em 1878 no hinário de Ira D. Sankey, Gospel hymns, n.3 (Hinos do evangelho) (ver HCC 112).
O hino faz perguntas que todos os que aguardam a volta de Cristo fazem: “Será de manhã, de tarde, ou de noite?” Afirma, também, o que está em nossos corações:
Oh, glória sem fim quando, a morte vencida,
Jesus revestir-nos de perfeita vida
e todos nós formos morar para sempre
nesse lar que Jesus preparou!
Não se encontraram informações sobre o autor H.L. Turner.
O compositor James McGranahan (1840-1907) nasceu em 4 de julho, o Dia de Independência americana, perto de Adamsville, na Pensilvânia, EUA. Embora seus estudos formais fossem limitados, desenvolveu seus dotes musicais e aos dezenove anos já ensinava música. Possuía uma bela voz e uma personalidade imponente. Estudou e trabalhou com músicos evangélicos destacados, como William B. Bradbury (ver HCC 173), J.G. Towner e George F. Root. Com a morte súbita de Philip P. Bliss (ver HCC 117), o evangelista Daniel W. Whittle convidou McGranahan a tomar o seu lugar como cantor e dirigente de música. Conduziram conferências evangelísticas por todos os Estados Unidos da América do Norte e na Europa. Foi pioneiro no uso de coros masculinos nestas conferências.
Como muitos dos seus colegas no campo evangelístico, como Sankey e Stebbins, McGranahan colaborou na publicação de muitas coletâneas para coro masculino, para coro misto e canto congregacional. Escreveu muitos hinos, letra e música, mas é especialmente lembrado pelas suas melodias lindas e contagiantes, que fazem “viver” as mensagens dos hinos com as quais estão unidas. Compôs a melodia de muitos hinos prediletos dos batistas, como Chuvas de bênçãos (HCC 337), Não sou meu (HCC 435), Mas eu sei em quem tenho crido (HCC 447), O meu coração sofredor (HCC 463) e letra e música de Eis multidões (HCC 528).
McGranahan é contemporâneo de outro famoso cantor-evangelista, Ira D. Sankey. Colegas no Evangelho e grandes amigos, ambos deixaram uma rica herança para a hinódia mundial.
CHRIST RETURNETH (Cristo volta) foi escolhido para o nome da melodia de McGranahan pela comissão do hinário Baptist hymnal (Hinário Batista) de 1956, porque é o título colocado neste hino em muitos hinários.
Em inglês, o estribilho termina: Christ returneth, hallelujah, hallelujah, amen! O tradutor desconhecido do hino no Hinário para o culto cristão segue as palavras do original perfeitamente: “Cristo volta, aleluia, aleluia, amém, aleluia amém!” Esta certeza traz paz e esperança ao crente em Cristo.