HCC 128 – Digno é o Cordeiro

História

128. Digno é o Cordeiro

Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5.12).

DESDE A VOLTA da ênfase em cânticos baseados nas Escrituras, este trecho tem inspirado os compositores, mais do qualquer outro. O ilustre compositor, Donald John Wyrtzen, diretor das publicações de música da editora SingspirationMusic, relembra os eventos que o levaram à música que comunica tão bem a mensagem desta adaptação do versículo:

“Em 1970, eu estava na Cidade de México colaborando com Luis Palau na direção duma série de conferências. Como as mensagens seriam em castelhano, eu usava este tempo para escrever novos hinos. Um dia, fiquei especialmente impressionado com a grande verdade de Apocalipse 5.12. Pensei como a mensagem deste versículo poderia ser poderosa com a música certa para realçá-la.”1

Wyrtzen decidiu que um estilo semelhante a uma canção que conhecia combinaria bem com estas palavras e assim escreveu a música. Este hino foi usado pela primeira vez num musical chamado Breakthrough (Ruptura) que Wyrtzen compôs para o texto de John E. Wolford. Tornou-se o hino-tema da bem conhecida cantata para a Páscoa Worthy is the Lamb (Digno é o Cordeiro), que Wyrtzen compôs em colaboração com Phil e Lynne Brower. O compositor testifica ainda:

“Deus usou este hino para abençoar seu povo durante esta década, talvez mais do que qualquer outra obra que tive o privilégio de escrever. Por isso serei eternamente grato a ele”.2

A melodia recebeu o nome WORTHY IS THE LAMB do título do hino na língua original.

Donald John Wyrtzen, filho do bem conhecido Jack Wyrtzen, fundador e diretor de Palavra da Vida, Internacional, nasceu em Brooklyn, Estado de Nova Iorque, em 16 de agosto de 1942. Don, como é chamado por todos, se lembra duma infância e juventude de contato contínuo com destacados oradores e músicos evangélicos, por causa do ministério do pai. Começou muito cedo a escrever hinos. Antes de formar-se no segundo grau, já tinha composto diversos cânticos no estilo gospel (ver HCC 137) que foram publicados em várias coletâneas da Palavra da Vida.

Wyrtzen estudou no Instituto Bíblico Moody e bacharelou-se em música pela Faculdade King’s, em 1965. Desejando conhecer melhor as Escrituras, fez o mestrado em teologia no Seminário Teológico Dallas, no Texas, terminando em 1969. Durante os seus estudos, ensinou também no Seminário e na Faculdade Bíblica de Dallas. Enquanto permanecia naquele estado, fez cursos de verão em composição na Universidade do Norte do Estado do Texas.

Wyrtzen, que já compôs ou arranjou mais de 200 hinos e antemas corais, declara que seu objetivo ao compor gospel music tem sido o de colocar a verdade divina numa forma simples e atraente. Até hoje, mais de dois milhões das suas cantatas e dos seus musicais foram vendidos. Fez arranjos e orquestrações para os solistas e compositores mais conhecidos de hoje como, Sandi Patti, Steve Green e John W. Peterson, gravando muitos discos. Publicou seu livro devocional, A musician looks at the psalms (Um músico considera os salmos) em 1988, recebendo o prêmio do Medalhão de ouro da Associação das Publicadoras Evangélicas. Nos últimos anos, Wyrtzen tornou-se um dos líderes em música sacra. É um preletor muito procurado pelas maiores universidades evangélicas e seminários teológicos nos Estados Unidos. Reside hoje, com sua esposa, Karen e seus filhos D.J. e Kathy, em Brentwood, Estado de Tennessee. Dele é dito:

É animador poder perceber que, em cada geração, Deus levanta indivíduos como Don Wyrtzen com talento e convicções espirituais para comunicar suas verdades eternas através do veículo atraente, mas facilmente compreendido, de gospel hymnody (hinódia do evangelho).3

O tradutor, o maestro João Wilson Faustini, conta as circunstâncias que o levaram a traduzir este hino:

A sra. Dorothea Thompson que mora na Estância Palavra da Vida, em Atibaia, SP, por volta de 1980, me emprestou uma gravação de músicas corais denominada Rapsódia de louvor, e me disse: “O senhor vai gostar! São músicas lindas!”4 

Ouvi a fita. Nela estava, entre outras músicas, o Digno é o Cordeiro, cantado pelo coral da Igreja Moody de Chicago. (A cantata do mesmo nome foi apresentada diversas vezes pelos conjuntos musicais do antigo Instituto Bíblico Palavra da Vida, que hoje é Seminário). Imediatamente mandei buscar a sua música e o traduzi; (…) naquele mesmo ano o publiquei em avulso, na série publicações corais religiosas Evelina Harper.

Digno é o Cordeiro foi cantado em português pela primeira vez em 1980 na comemoração do 31 de julho da Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, cujo coro na ocasião contava com 100 vozes, regido por mim, no teatro de Cultura Artística, e acompanhado por uma orquestra.5

1. WYRTZEN Donald John. Em: Osbeck, Kenneth W.101 more hymn stories, Grand Rapids: MI: Kregel Publications, 1985. p.317.

2. Ibid.

3. OSBECK. Ibid., p.318.

4. THOMPSON, Dorothea. Em: FAUSTINI, João Wilson. Carta à autora em 3 de abril de 1991.

5. FAUSTINI, Ibid.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *