HCC 066 – Cantarei ao meu Salvador
História
66. Cantarei ao meu Salvador
Este hino exultante de adoração e louvor ao nosso Salvador foi escrito por um dos pastores mais notáveis da sua geração.
O canadense Oswald Jeffray Smith (1890-1986) aceitou a Cristo aos dezesseis anos ao ouvir o famoso evangelista R.A. Torrey. Preparou-se para o ministério e foi ordenado pastor presbiteriano. Seu desejo era dedicar-se à obra missionária mas foi advertido de que era muito fraco fisicamente para enfrentar a dura vida missionária. Como o pr. José dos Reis Pereira disse:
As juntas missionárias às vezes falham nos seus diagnósticos – o jovem tão fraco, que não podia ser missionário, viveu 96 anos. (….) Deus o usou poderosamente num trabalho que não deixou de ser missionário, pois além de pregar em 80 países do mundo [inclusive no Brasil], ainda fundou uma igreja que tem sustentado centenas de missionários.1
Oswald J. Smith fundou a Igreja do Povo, em Toronto, em 1928, e continuou como seu pastor até 1958. Embora seja uma das maiores igrejas do Canadá, sua fama reside no sustento de missionários através do mundo. Do seu pastor foi dito:
“O Dr. Oswald Smith deu mais ímpeto para missões do que qualquer outra pessoa viva.”
Billy Graham, falando dos 35 livros (traduzidos para 128 línguas) deste servo do Senhor, escreveu,
“Seus livros têm sido usados pelo Espírito Santo para penetrar na profundeza da minha alma e tiveram uma influência tremenda sobre minha vida pessoal e meu ministério”.2
O seu livro Paixão pelas almas, amplamente divulgado pela nossa Junta de Missões Mundiais, teve enorme repercussão aqui no Brasil:
“A tarefa suprema da Igreja é a evangelização do mundo” – Oswald Smith pregava isso e o praticava.3
Foi um evangelista mundial, pregando e ganhando almas em todos os continentes. Pelo rádio alcançou milhões de pessoas, através de 42 emissoras. Como editor, publicou uma revista por mais de 40 anos. Foram-lhe conferidos três doutorados (honoris causa).
Como hinista, o Dr. Smith escreveu mais de 1.200 poesias e letras de gospel hymns and songs)Hinos gospel e canções). (ver HCC 112). Publicou várias coletâneas.
Billy Graham pregou na ocasião do culto fúnebre deste eminente estadista missionário, e entre outras coisas disse que Oswald Smith foi
“a maior combinação de pastor, hinólogo, líder missionário e evangelista de nosso tempo”.4
O tradutor deste hino é desconhecido, mas esta versão já foi consagrada pelas igrejas batistas do Brasil. O hino obteve grande repercussão no Brasil inteiro, nas grandes clarinadas e campanhas de evangelização dos anos 1964 e 1965. Foi um dos hinos mais cantados do Hinário da Campanha Nacional de Evangelização, da Convenção Batista Brasileira, publicado pela JUERP em 1964. Foi também incluído no hinário Vinde, cantai!, hinário da II Campanha Nacional de Evangelização (JUERP -1980). Sua inclusão no Hinário para o culto cristão foi muito requisitada.
A métrica deste hino é 13.13.12.13. com estribilho, como corrigida nas edições mais recentes do Hinário para o culto cristão. 5
Alfred Henry Ackley, compositor e/ou autor de aproximadamente 1.500 hinos, cânticos do estilo gospel hymns (ver HCC 112) e canções, publicou este hino em 1938.
Ackley nasceu em Spring Hill, Estado da Pensilvânia, EUA, em 21 de janeiro de 1887. Violoncelista aprimorado, recebeu de seu pai as primeiras noções de música. Depois estudou na Academia Real de Música em Londres e com Hans Kronold, em Nova Iorque. Formado pelo Seminário Teológico Westminster no Estado de Maryland, EUA, pastoreou igrejas presbiterianas nos Estados da Pensilvânia e da Califórnia. Foi assistente do Dr. Hugh Kerr, editor do Hinário Presbiteriano de 1933.
Em colaboração com seu irmão, Bently DeForest Ackley, além de escrever e compor hinos, Ackley compilou inúmeros hinários e coletâneas para a Publicadora Rodeheaver para os quais os irmãos contribuíram com muitos Gospel hymns and choruses (Ver HCC 112).
Alfred A. Ackley recebeu o Doutorado em música sacra (honoris causa) da Universidade John Brown. Faleceu em 3 de julho de 1960.
Além deste hino, o Hinário para o culto cristão inclui o vibrante hino Adoro o Cristo vivo (HCC 136) e a letra do mui amado hino No serviço do meu Rei (HCC 491), do Dr. Ackley.
O nome da melodia, ALMA LIBERTA, vem do estribilho na versão original, que declara que este cântico surge no coração da “alma liberta”.
1. PEREIRA, José dos Reis. Oswald J. Smith (Artigo Memorial), O Jornal Batista. Rio de Janeiro, 16 de mar., 1986, p.2
2. Rev. Oswald J. Smith,D.D. Litt. E., LL. D. Em: SMITH, Oswald J. Oswald J. Smith’s favorites. Grand Rapids, MI: Singspiration, 1962, Introduction.
3. PEREIRA, José dos Reis. Recordando Oswald Smith, O Jornal Batista, Rio de Janeiro: JUERP, 6 de jun., 1986
4. PEREIRA, Oswald J. Smith, Op. Cit
5. Dados atualizados por Leila Gusmão, supervisora do HCC Digital em 4 de abril de 2005.