HCC 053 – Tudo belo, ó Deus, criaste

História

53. Tudo belo, ó Deus, criaste

Esta oração singela, descrevendo as belezas da criação, pede a Deus, que criou tudo que é belo, para criar também um novo coração em nós, puro, e forte; a nos tornar límpidos como as fontes cristalinas e os nossos passos inabaláveis como a rocha. Pede que nos lave como a chuva lava os céus, e que purifique os nossos desejos. Pede ao Deus da criação para fazer o nosso viver mais belo e puro pelo seu poder. É um ótimo hino para o período de oração ou confissão do culto. A simplicidade da sua melodia comunica maravilhosamente este pedido sincero.

A sua autora, Mary Susanne Edgar, nasceu em Sundridge, Ontário, Canadá, em 23 de maio de 1889. Educou-se no Canadá e nos Estados Unidos da América do Norte. Membro da Igreja Anglicana, por muitos anos Mary Edgar dedicou seu tempo ao trabalho da Associação Cristã de Moças, no Canadá. Depois de muitos anos de trabalho e muitas viagens, aposentou-se em Toronto.

Suas obras literárias publicadas, além de cinco hinos, incluem poesias e ensaios. O hino Tudo belo, ó Deus criaste foi o vencedor de um concurso promovido pela Associação Americana de Acampantes, em 1926. Traduzido para muitas línguas, este hino aparece em vários hinários.

A tradução deste hino foi feita por Joan Larie Sutton por ocasião da Assembléia da Convenção Batista Brasileira em Goiânia, GO, em janeiro de 1980. A missionária Jean Young pediu à tradutora um hino para ser usado no trabalho com a Sociedade de Moças, e este foi o hino escolhido (Ver dados biográficos de Joan Larie Sutton no HCC 25).

A melodia GENEVA (Lowden) foi composta para a letra de Mary Susanne Edgar, por Carl Harold Lowden, então editor musical da Junta de Escolas Dominicais da Igreja Reformada (EUA). Mais tarde ele serviu por 28 anos como ministro de música da Igreja Batista de Linden, na cidade de Camden, Nova Jersey.

Lowden nasceu e faleceu no Estado de Nova Jersey, na América do Norte. Aprendeu a tocar violino quando criança e tocou na orquestra da igreja. Começou a compor com a idade de doze anos. Associou-se à publicadora Hall-Mack por alguns anos. Mais tarde estabeleceu sua própria publicadora. Por oito anos ensinou música no Instituto Bíblico da Pensilvânia (Agora Faculdade da Bíblia de Filadélfia). Foi Ministro de Música da Igreja Batista Linden, em Camden, por 28 anos. Ao se aposentar, em 1961, Lowden havia dedicado sessenta anos de sua vida à música sacra.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *