HCC 047 – Altamente os céus proclamam

História

47. Altamente os céus proclamam

Esta metrificação cristianizada do Salmo 19 foi publicada na segunda edição do hinário Salmos e hinos em 1865, e é um belo exemplo do trabalho da “Mãe da hinódia brasileira”, Sarah Poulton Kalley que durante toda a sua vida deu suas forças, seus dons, seus recursos e todo o seu ser para que os brasileiros pudessem conhecer a Deus, e ao Salvador a quem ela conhecia muito bem e amava sem reserva. (Ver dados biográficos desta extraordinária missionária no HCC 40).

O ilustre hinista-compositor Don Wyrtzen (ver HCC 128), que se preparou como músico e como teólogo, escreveu um estudo do Salmo 19 que nos fará cantar este hino com muito mais sentimento:

“Não há um salmo mais majestoso e mais nobre sobre a revelação de Deus do que o Salmo 19. Fala-nos de como Deus tomou a iniciativa em revelar-se a nós – um conceito além da compreensão humana! Deus não nos deixou na escuridão; comunicou-se pelos céus e pelas Escrituras.

A criação revela as qualidades invisíveis de Deus. Seu poder e sua natureza divina podem ser claramente vistos pelo que fez (Romanos 1). Somos responsáveis diante de Deus por nossa resposta a esta revelação. Se respondermos favoravelmente, Deus manda mais revelações (Aos 10). Se suprimirmos esta verdade, estamos sem desculpa.

Nosso Pai celestial, Criador virtuoso, deslumbra-nos com seu poder e resplendor. Mas, porque quer se aproximar de nós, encurta a distância entre nós pela Palavra, possibilitando um relacionamento íntimo com ele.” 1

A melodia alemã AN DIE FREUD, publicada em 1799, foi indicada pela Subcomissão de Música do Hinário para o culto cristão e aprovada pela Comissão coordenadora para expressar este poderoso salmo.

1. Ver – WYRTZEN, Don. Glorious proclamation, A musician looks at the Psalms. Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1988. p. 41.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *