HCC 045 – O mundo é Teu, Senhor
História
45. O mundo é Teu, Senhor
NESTE POEMA o autor, Maltbie Davenport Babcock, nos traz a mensagem da presença, do caráter, do poder e do propósito de Deus. Não é simplesmente um cântico descrevendo a natureza, mas uma apreciação madura, colocada com beleza, de confiança plena nos caminhos e julgamentos de Deus, nosso Pai. 1
O pr. Babcock tinha um amor genuíno pelas belezas da natureza criada por Deus. Costumava dizer quando saía da cidade: “Vou ver o mundo do meu Pai”.2 Calcula-se que foi numa dessas largas caminhadas no campo, apreciando a natureza e em comunhão com o seu Pai, que foi inspirado a escrever sua poesia de dezesseis estrofes que conhecemos comoO mundo é teu, Senhor.
Maltbie Babcock (1858-1901) era de uma família socialmente proeminente do Estado de Nova Iorque, EUA. Excelente estudante, destacou-se na universidade em atividades atléticas, dramáticas e musicais. Tocava órgão, piano e violino. Depois de formar-se pelo seminário, tornou-se um notável pastor presbiteriano, com um ministério extraordinário entre os universitários. O Dr. Babcock faleceu repentinamente durante uma viagem à Terra Santa, em 1901.
João Wilson Faustini traduziu este hino em 1960, publicando-o na coletânea Os céus proclamam, v.IV, e usando-o em seu hinárioSeja louvado, em 197l (Ver dados biográficos do tradutor no HCC 13).
O compositor, Franklin Lawrence Sheppard (1852-1930), empresário nascido e criado em Philadelphia, Estado de Pennsylvania, EUA, estabeleceu-se em Baltimore, Estado de Maryland. Lá uniu-se com a igreja presbiteriana, participando duma maneira muito significativa na denominação. Muito dotado em música, sem-pre servia na sua igreja, ora como organista, ora como diretor de música da Escola Dominical. Foi presidente da Junta de Publicação Presbiteriana. Serviu também na comissão editorial doHymnal, o hinário presbiteriano de 1911. Era grande amigo de Babcock, e desta amizade resultou este hino que hoje está em hinários ao redor do mundo.
Sheppard publicou a melodia TERRA PATRIS (terra paternal), chamada TERRA BEATA em alguns hinários, emAlleluia, sua coletânea muito escolhida para as Escolas Dominicais, em 1915. Com a impressão de ter a lembrança desta melodia da sua infância, chamou-a de ENGLISH MELODY (Melodia Inglesa). Hoje, não há nenhuma dúvida que a melodia seja original.
Edward Shippen Barnes, que harmonizou esta melodia em 1926, nasceu no Estado de Nova Jersey, EUA, em 1887. Formou-se na célebre Universidade de Yale e estudou com alguns dos melhores músicos do país, tais como Horatio Parker e Vincent d’Indy. Tornou-se compositor, organista e regente de grande importância. Além de servir como organista-regente em algumas grandes igrejas, de costa a costa, escreveu três livros para organistas. Compôs antemas corais, hinos e duas sinfonias. Faleceu na Califórnia em 1958.
1. HAEUSSLER. The story of our hymns, p.117. Em: REYNOLDS, William J. Companion to Baptist Hymnal. Nashville, TN: Broadman Press, 1976. pp.225-226.
2. HUSTAD, Donald P.. Dictionary-handbook to hymns for the living church. Carol Stream, IL: Hope Publishing Company, 1978. p.59.