Gilberto Massambani

Gilberto José Massambani

Nascido em São Paulo em 2 de abril de 1948, Gilberto José Massambani é um músico de destaque com uma sólida trajetória na música clássica e sacra no Brasil. Iniciou seus estudos musicais com seu pai, Maestro Azor Massambani, e dedicou-se ao violoncelo, estudando com renomados professores como Luiz Varolli, Frederico Capella e Iberê Gomes Grosso. Também estudou trombone de vara com o Professor Gilberto Gagliardi e formou-se em Violoncelo pelo Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos.

Gilberto Massambani

Como violoncelista, Gilberto foi membro fundador da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo e participou de diversos grupos de violoncelos em São Paulo e Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, integrou prestigiosas orquestras, como a Orquestra de Amadores de São Paulo, Orquestra de Câmara de São Paulo, Orquestra de Câmara Lestro Harmônico e a Orquestra Sinfônica Municipal, onde atuou entre 1976 e 1988, retornando de 1995 a 2014. Foi também membro da Orquestra Sinfônica Estadual por seis anos e, em 1973, participou de uma tournée pela Europa com a Orquestra Sinfônica Brasileira, apresentando-se em 15 países.

Além de sua atuação como instrumentista, Gilberto estudou regência com os Maestros Isaac Karabtchevsky e Eleazar de Carvalho. Como regente, conduziu a Camerata Paulistana, formada por professores do Teatro Municipal de São Paulo, e gravou a “Suíte Aquática” de Haendel para a série “Os Grandes Concertos” da TV Cultura. Foi Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica Jahn Sorheim da Assembleia de Deus do Belenzinho, em São Paulo, e gravou um CD de repertório sacro orquestral com a Warner & Co. – Divisão Brasil. Em outra atuação marcante, participou de uma gravação ao vivo em DVD com os cantores Rinaldo e Liriel pela Luar Music.

Massambani também se dedicou à inclusão social por meio da música, dirigindo por quatro anos a Orquestra de Cordas no projeto “Ser Humano – Esse Gigante” da Guarda Mirim de Amparo (SP). Atualmente, mantém projetos de ensino de música orquestral em ONGs, igrejas e comunidades, incentivando o aprendizado e a prática de instrumentos entre adolescentes, jovens e adultos, com repertório popular, sacro e erudito.

Em 2001, foi lançado o CD “Hinos da nossa História”, produzido por Dorotéa Kerr. O álbum reuniu coros de sete igrejas, além dos corais evangélicos de São Paulo e Piracicaba, com acompanhamento da Orquestra Jahn Sorheim e do organista Nelson Silva. Sob a regência de Gilberto Massambani, o projeto foi gravado na Catedral Evangélica de São Paulo, apresentando um repertório de hinos tradicionais que celebram a história da música sacra. A gravação buscou resgatar e valorizar essa tradição musical em uma coletânea de alto valor cultural e devocional.

Fonte: O Colaborador

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *