HCC 032 – Ao Deus de amor e de imensa bondade
História
32. Ao Deus de amor e de imensa bondade
SALOMÃO Luiz Ginsburg escreveu este vibrante hino de gratidão e amor ao Pai em 21 de abril de 1898. A feliz ocasião foi a dedicação do primeiro templo da Primeira Igreja Batista de Campos, RJ, em que ele serviu. A cidade de Campos foi o centro do trabalho de Ginsburg no Estado do Rio de Janeiro na década de noventa.
Ginsburg estabeleceu aí muitas congregações, uma tipografia, onde editou o primeiro número de As Boas Novas, reeditou o Cantor cristão, sofreu perseguições, inclusive prisão por dez dias, e deu a idéia da criação de uma Convenção Batista Nacional. Certamente Salomão sentiu em Campos as “maravilhas que o poder do Senhor ia operando”. (Ver outros dados do “Pai do Cantor cristão” no HCC 29).
Ginsburg escolheu a melodia TRUEHEARTED (De coração verdadeiro), composta por George Coles Stebbins em 1878 (para o hino do mesmo título, escrito por Frances Ridley Havergal) para expressar a alegria e gratidão do seu coração. Stebbins a compôs durante uma conferência evangelística e foi publicada na coletânea para quartetos masculinos, The male chorus (O coro masculino), em 1888.
George Coles Stebbins (1846-1947), nascido e criado no Estado de Nova Iorque, estudou música em Buffalo e Rochester. Aos 23 anos, mudou-se para Chicago, onde associou-se a uma publicadora de música e tornou-se o diretor de música da Primeira Igreja Batista. Neste período fez amizade com os músicos evangélicos mais importantes da época – Root, Bliss, Palmer e Sankey.1
Depois de servir como diretor de música em duas outras grandes igrejas, no verão de 1876, Moody o convenceu a se unir a ele na obra de evangelismo. Associou-se a Moody e outros evangelistas proeminentes por 25 anos, viajando pelo mundo nas suas campanhas.
Além do seu ministério de regente congregacional, Stebbins compôs centenas de hinos, e cooperou na compilação de numerosas coletâneas de gospel hymns (ver HCC 112), a 3ª a 6ª edições de Gospel hymns (Hinos do evangelho), em colaboração com Sankey e McGranahan (ver HCC 150) sendo as mais notáveis. O fato de o Cantor cristão incluir 29 das suas melodias é uma indicação da sua popularidade.
Além deste hino, o Hinário para o culto cristãoinclui mais cinco das melodias e arranjos deste compositor, tão convidativas ao canto nos números 196, 369, 400, 450 e 451.
1. (Ver dados dos hinistas Bliss, Palmer e Sankey nos hinos 117, 408 e 112, respectivamente)