HCC 023 – Não a nós, Senhor

História

23. Não a nós, Senhor

ESTE HINO é uma metrificação do Salmo 115 do pastor Guilherme Kerr Neto, feito em cooperação com o pastor Nelson Marialva Bomilcar, que compôs a música. Bomilcar, então seminarista, muito inspirado nos seus estudos dos salmos com o professor Paulo Mendes, na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, foi desafiado pelo professor a musicar os salmos que estavam estudando. Aceitou esse desafio, convidando o pastor Kerr a cooperar no empreendimento.

Guilherme Kerr Neto escreve sobre a escolha deste Salmo em particular:

Esta canção nasceu em um momento de vida em que, apesar de muitas limitações e lutas, o nome da gente se tornara conhecido Brasil afora, por força das músicas gravadas. Também tínhamos feito inúmeras viagens de evangelização com a equipe dos Vencedores por Cristo, da qual, naquela época, fazíamos parte. É bem verdade a Palavra de Deus quando diz que um homem é provado pelos louvores que recebe. Pensando nisso e apoiado por exemplo tão significativo do Rei Davi foi que nasceu esta letra.1

O grupo Vencedores por Cristo gravou muitos destes salmos numa série de discos que se espalhou por todo o Brasil. Não a nós, Senhor fez parte do primeiro disco, lançado em 1981.

Nas edições impressas do Hinário para o culto cristão foi grafada erradamente uma palavra na segunda linha da segunda estrofe. Onde se lê “Onde está nosso Deus”, lê-se, “Onde está vosso Deus”, exatamente como  encontra-se no Salmo.

O pastor Guilherme Kerr Neto, muito conhecido no Brasil através das suas letras bíblicas e profundas, nasceu em São Paulo em 30 de agosto de 1953 de uma família famosa na história das igrejas evangélicas, por seus pastores, educadores e hinistas. Convertido em fevereiro de 1972 foi batizado pelo pastor Renato Cobra Castro, na Igreja Batista do Morumbi. Sentindo a chamada ao ministério da Palavra, formou-se pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Durante sete anos trabalhou com os Vencedores por Cristo, viajando, fazendo campanhas evangelísticas musicais, escrevendo muitos hinos, gravando discos. Por cinco anos fez parte do colegiado de pastores da Igreja Batista do Morumbi. Foi diretor artístico na área de publicações, música, rádio e TV do grupo Luz do caminho, sediado em Campinas, SP. Pastoreou uma comunidade evangélica independente chamada Koinonia, na mesma cidade, e dirigiu GKERR Produções. O pastor Guilherme começou a escrever hinos em 1972. O grupo Vencedores por Cristo publicou muitas das suas produções a partir de 1975. Muitas delas também continuaram a ser gravadas e publicadas por GKERR Produções e diversos outros discos e hinários. Sua contribuição à hinódia brasileira contemporânea é inestimável.  Falando sobre este ministério, o pastor Kerr Neto explica:

Na realidade não exerço o ministério da música e sim do ensino, por meio, principalmente, da música. Isso se deu no contexto de trabalho com os Vencedores por Cristo, quando viajamos por dois anos quase consecutivos e eu percebi a necessidade e a imensa abertura que as pessoas em geral, os jovens em particular, tinham para com a música, como veículo de comunicação da poderosa mensagem do evangelho.2

O pastor Guilherme é casado com Sandra Elizabeth Kerr e o casal tem quatro filhos.

Pr. Kerr Neto tem no seu bojo de textos diversas cantatas como Vento livre, Eram doze e Histórias que Jesus contou. O Hinário para o culto cristão inclui cinco das outras excelentes letras deste hinista nos números 80, 194, 321, 496 e 531.

Atualmente reside em Boca Raton, no sul da Flórida, EUA, onde é pastor da Brazilian Missionary Community Church e gravou, também pela BMCC, o Cd Doce nome, ao vivo, nesta vibrante comunidade batista, no ano 2000.3

O compositor Nelson Marialva Bomilcar, hoje pastor e ministro de louvor da Igreja Evangélica Pró-Raízes, nasceu em São Paulo, em 14 de novembro de 1955. Aceitou a Cristo em julho de 1972, sendo batizado na Igreja Batista Paulistana, Capital, pelo pastor Cesar Thomé.

Bomilcar se aprimorou na música através de cursos de piano popular, violão clássico, contrabaixo, guitarra, canto, composição e regência e produções musicais. Estudou teologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

Na área de educação, já ensinou Novo Testamento, discipulado, missões, música e louvor, música e cultura, música e contextualização.

Bomilcar, além de músico profissional, é produtor musical. Desde 1975 tem publicado várias produções: músicas para coros mistos, para crianças, para conjuntos e solistas. Várias das suas músicas foram gravadas (com a sua participação) por Vencedores por Cristo, Grupo Semente e pela Igreja Batista do Morumbi, da qual foi pastor associado por diversos anos.

O pastor Bomilcar é conhecido em todo Brasil como conferencista, especialmente na área de música sacra. Inclui no bojo dos seus vários ministérios os de aconselhamento e evangelismo itinerante. Tem trabalhado na adoração e música cristã nos últimos 30 anos, ministrando e pastoreando músicos, tendo produzido inúmeros cantores e grupos no Brasil. Participou de Vencedores, Semente, IBMorumbi. É membro da Associação de Músicos Cristãos (AMC) do Brasil.

SALMO 115, o nome da melodia escolhido pelo compositor, é do título original do hino.

O arranjo do hino foi feito por Ralph Manuel para o HCC em 1990.

Ralph Manuel nasceu em 22 de julho de 1951, na cidade de Oklahoma, Estados Unidos da América, filho de um diácono. Chamado para o ministério de música em 1971, serviu a Deus no Brasil como missionário da Junta de Richmond de janeiro de 1980 a dezembro de 2003. De 1980 a 1988 atuou como Ministro de Música na Igreja Batista Imperial, Recife, PE. Durante os 23 anos que aqui esteve, trabalhou como professor de teoria, piano e composição no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, por diversas ocasiões ministrou aulas no Curso de Mestrado do Seminário do Sul, RJ, além de atuar como preletor e pianista acompanhador nos Congressos Nacionais e Estaduais dos músicos Batistas brasileiros. Em janeiro de 2004, de volta à sua terra natal, Ralph foi empossado no ministério de música da Heritage Baptist Church, em Anápolis, estado de Maryland, USA.

Manuel iniciou seus estudos de música aos 8 anos de idade. Bacharelou-se em Música na Universidade de Oklahoma, EUA, com especialização em Piano. No Seminário Teológico Batista do Sudoeste em Fort Worth, Texas, fez o Mestrado em Música Sacra, com especialização em educação musical de igreja e iniciou seus estudos de Doutorado em Filosofia (Ph.D.), com especialização em Teoria Musical.

O prof. Ralph e Donna Manuel casaram-se em dezembro de 1972. Seus filhos são James (1986) e Melissa (1988). Donna, formada em Educação Religiosa, serve a sua igreja no departamento de crianças e também como pianista.

Antes de chegar ao Brasil, Ralph já demonstrava sua habilidade de compositor. A Broadman Press publicou sua coletânea para piano em 1979, e outra para solo vocal e piano em 1983. A JUERP publicou esta última em 1993, com o título Cantai!.

Uma vez aqui chegando, Manuel assimilou a cultura musical brasileira a tal ponto que compôs vários hinos e músicas para coro com características brasileiras. Suas excelentes composições e arranjos para coro, diversas das quais apareceram nas coletâneas da série Coral sinfônico, na revista Louvor e em outras publicações da JUERP, são cantados em número crescente pelos evangélicos nos quatro cantos do país. Como professor, pianista e compositor nos congressos da Associação de Músicos Batistas do Brasil, e como componente nas equipes de música das assembléias da Convenção Batista Brasileira, Ralph deu uma contribuição significativa para a música sacra brasileira. 4

Ralph é concertista de renome. Sua colega na Subcomissão de Música do HCC, Célia Câmara Reis (In memorian), expressou o sentimento de muitos quando disse:

“para mim, ouvir Ralph tocar é como ouvir música do céu.” 5

We come before you, Lord (Chegamos diante de ti, Senhor), uma coletânea de solos para piano de Ralph foi publicada por Beckenhorst Press, em 1994.

A Broadman Press publicou sua coletânea para piano em 1979 e outra para solo vocal e piano em 1983; esta também publicada aqui no Brasil, pela JUERP, em 1993, com o título Cantai! Suas composições e arranjos para coro aparecem nas coletâneas da série Coral sinfônico, na revista Louvor e em outras publicações da JUERP e AMBB, com destaque a cantata A perfeição do amor.

Ralph continua a compor, e durante o período que aqui trabalhou produziu hinos para missões com seu parceiro Jilton Moraes e músicas para coro. Da sua cantata A perfeição do amor a JUERP publicou antecipadamente os antemas corais Deus é amor e Quem nos separará?. No ano de 1997 a AMBB publicou a cantata inteira.

Em dezembro de 2003, Ralph e sua família retornaram ao seu país de origem e, em janeiro de 2004, Ralph tomou posse o ministério de música na Heritage Baptist Chruch, em Anapolis, Estado de Maryland, EUA. Foi ordenado na noite de 25 de julho de 2004 como ministro de música na mesma igreja. 6

É impossível medir a contribuição de Ralph Manuel como membro incansável da Subcomissão de Música e do Grupo Assessor de Leitura de Provas do Hinário para o culto cristão. O fato de o hinário incluir, da sua lavra, treze músicas, sete arranjos e quatorze harmonizações, revela em parte a sua capacidade e dedicação. Certamente “para tal tempo como este” Deus o mandou ao Brasil!

1. KERR NETO, Guilherme, Carta á autora em 22 de abril, 1992

2. KERR NETO, Guilherme, Carta a Clauber Ramos, da Associação Áurea de Jovens, Associação Batista Norte do Rio de Janeiro, em 5 de novembro de 1991.

3. SANTOS, Leila Christina Gusmão dos. Quem nos capacita é o Senhor, Louvor, Rio de Janeiro: JUERP, Ano 24, v.1, n.86, jan/fev/mar 2001, seção Hino do mês, p.15.

4. MORAES, Daniel Souto de. 20 anos nas “Terrae Brasilis”. Em: Louvor, Rio de Janeiro: JUERP, n.84, Ano 23, v.3, ,jul/ago/set., 2000., p.4

5. REIS, Célia Câmara, em conversa com a autora em Curitiba, em março de 1990

6. GUSMÃO, Leila. Notas e notícias, Novos ministérios, Louvor. Rio de Janeiro: JUERP, n.102, ANO 28, v.1, 1º trimestre de 2005, p.9.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Lais disse:

    Tenho um louvor com este nome
    Salmo 115

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *