HCC 021 – Tu és digno de louvor
História
21. Tu és digno de louvor
NESTE PEQUENO cântico de adoração, escrito em 1987, o autor e compositor Hiram Simões Rollo Júnior exalta os atributos do Senhor. Grandioso, poderoso, exaltado, glorioso, puro, justo, generoso, soberano: tudo isto é o nosso Senhor. Aleluia! Ele realmente é digno de todo o nosso louvor! Este cântico deve ser o veículo de sincera adoração da nossa parte. Deve nos levar além: à completa lealdade e submissão. Sem isso, não estamos verdadeiramente adorando ao nosso Senhor. Sugere-se a leitura responsiva número 20, ou a leitura dos atributos mencionados neste cântico pela congregação antes de cantá-lo.
Hiram colocou o nome PARKERS na melodia em homenagem ao casal missionário, Ronnie e Beth Parker, que tiveram uma grande influência na sua vida como compositor.
Hiram Simões Rollo Júnior é paraense, nascido em 26 de março de 1961, no lar de Hiram Simões Rollo e Célia Messias de Almeida Rollo, ambos diáconos batistas, tendo uma irmã caçula (Andréa). Após os estudos básicos, Hiram fez o curso de teologia com habilitação em música sacra no Seminário Teológico Batista Equatorial, em Belém. Desde o tempo de seus estudos no STBE o povo batista canta os seus hinos.
Depois de formar-se, Hiram foi Ministro de Música da Igreja Batista da Aldeota, em Fortaleza, CE. Fez o curso de piano no Conservatório Alberto Nepomuceno e iniciou Licenciatura em música na Universidade Estadual do Ceará. Encorajado pelos professores, continuou a compor. Os missionários Ronnie e Beth Parker, além de encorajá-lo a compor, divulgaram suas músicas não somente no Nordeste, mas também em outras regiões do Brasil e nos Estados Unidos. O fato de Hiram estar no Nordeste influenciou muito na presença do espírito nordestino em vários de seus hinos.
Hiram Rollo Júnior ficou conhecido por meio de algumas das suas lindas músicas e bons artigos na revista Louvor, em O Jornal Batista, e como membro da diretoria da Associação dos Músicos Batistas do Brasil (AMBB). A sua mensagem na Convenção Batista Brasileira em Niterói, em janeiro de 1991, demonstrou sua capacidade e suas profundas convicções quanto à música sacra. Comparando a tarefa de edificar os santos, cantando a nossa fé, à construção de um prédio, Hiram realçou três considerações: a necessidade de um alicerce sólido e seguro, a de unidade estrutural e a de funcionalidade. Baseando sua mensagem em Colossenses 2.6-8 e 3.12-17, 23-24, advertiu os ouvintes de perigos inerentes em basear a música do culto em outros fundamentos que não sejam a Palavra viva, Jesus Cristo, e a Palavra de Deus escrita.1
Retornou ao STBE em 1988, quando dirigiu o Departamento de Música e ensinou as disciplinas teoria musical, harmonia, culto e louvor, ministério da música e história da arte. Foi também o ministro de música da Primeira Igreja Batista do Pará de março de 1988 até julho de 1991.
Hiram iniciou no ministério e magistério de música ainda solteiro. Em janeiro de 1991, casou-se com Dulcilene Rocha do Nascimento, também paraense, que atua na área de informática. Apesar de não ser musicista, Lene (como Hiram carinhosamente a chama) tem sido um braço forte no apoio às atividades musicais de seu esposo.
Em abril de 1992, Hiram começou uma nova etapa na sua vida. Mudou-se com sua esposa para o Rio de Janeiro para assumir a Superintendência de Música da JUERP, permanecendo nesse cargo até 1996. Os resultados foram evidentes, tanto na superintendência, como no mundo da música evangélica no Brasil.
Foi ministro de música da Igreja Batista em Itacuruçá, RJ, (1996-2000) e professor do Curso de Música Sacra do STBSB (Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil) onde lecionou culto cristão e coros graduados. Em agosto de 2000 Hiram e Lene foram para os Estados Unidos da América onde ele ingressou no Curso de mestrado em música sacra no Southern Baptist Theological Seminary (Louisville, KY), cursando dupla especialização na Escola de Música e Culto. Seus orientadores foram Dr. Mozelle Sherman (canto) e Dr. Phillip Landgrave (composição). Neste período, como membro da Walnut Street Baptist Church, em Louisville, KY, atuou principalmente no coro da igreja e coro de sinos.2 Assumiu o ministério de música desta mesma igreja no dia 13 de junho de 2003, meses após sua graduação como Mestre.
Há um considerável repertório de traduções, textos e melodias de Hiram, publicados no Hinário para o culto cristão, na revista Louvor, e outras fontes (inclusive Estados Unidos). Além disto, já compôs cantatas para crianças, vozes mistas e arranjos para coros. O Hinário para o culto cristão traz dez de suas contribuições como autor, tradutor e compositor. Hiram é considerado uma das luzes mais brilhantes entre os jovens compositores batistas brasileiros.
1. Para um estudo mais completo desta imponente mensagem, ver ROLLO Jr., Hiram Simões. Para edificação dos santos, cantemos nossa fé. Mensagem proferida em Niterói, perante a 72ª Assembléia da CBB, O Jornal Batista, ANO XCI, 17 de março, 1991.
2. ROLLO JR., Hiram Simões. Dados atualizados pelo autor, por e-mail, à Leila C. Gusmão dos Santos, em 7 de novembro de 2001.