Adauto Lourenço (1958-2024)

Biografia

Adauto José Boiança Lourenço (1958-2024)

O legado de Adauto Lourenço da ciência à música cristã

Adauto Lourenço

Respeitado em muitas áreas, a notícia da morte do cientista e cristão Adauto J. B. Lourenço, aos 65 anos, na última quinta-feira, 18 de abril de 2024, comoveu a comunidade cristã; ao passo que trouxe a lembrança de grandes contribuições deixadas pelo estudioso e homem de fé.

“Planta em tua terra/ Faz do teu trabalho tua guerra/ Quem em Cristo põe a vida / Não pode mais olhar pra trás”.

Assim compôs melodicamente, e traduziu em sua conduta de vida, Adauto Lourenço, em seu hino “Mão no Arado” (1985), que se tornou um clássico cristão na voz de Paulo Cézar, do Grupo Logos. Todavia, compositor era um dos seus menos conhecidos atributos, sendo referenciado principalmente como cientista cristão.

O cientista fez do trabalho a sua guerra ao defender incansavelmente o diálogo entre a ciência e a fé e se tornou conhecido em âmbito internacional pelo papel que desempenhava enquanto professor e pesquisador. Adauto Lourenço, que além de mestre em Física era teólogo, dedicou-se com afinco à defesa da visão criacionista do mundo.

De Adauto Lourenço permanece um legado de dedicação para os cristãos como um homem que pôs em Cristo a sua vida. Ele deixa três filhas e a esposa Sueli Lourenço, após enfrentar a má recuperação de um infarto que ele havia sofrido na semana anterior ao óbito.

Além de desempenhar os papéis já mencionados, vale destacar que ele se dedicou à missão de fé enquanto presbítero, palestrante e escritor. Sendo assim, era membro da Igreja Presbiteriana do Brasil e palestrou em mais de 500 seminários por todo o mundo para defender a harmonia entre a ciência e a fé.

Entre palestras em diversos congressos e seminários, pôde ministrar em Congressos e Simpósios da APEC – Associação Pró-Evangelização de Crianças. Em menção aos ensinos compartilhados por Lourenço nesses eventos, o Superintendente da APEC, Pr. Gilberto Celeti, registra uma nota de pesar.

“[…] Fará muita falta… Sentimos muito. Ele foi um irmão e servo de Deus preciosíssimo! Esteve algumas vezes em Congressos e Simpósios da APEC sendo grandemente usado por Deus! Que o Eterno Deus, como só Ele sabe e pode fazer, surpreenda os seus familiares com a Sua graça, consolo e encorajamento. E reavive no coração de todos a bendita esperança: Breve estaremos para sempre na presença do Senhor, e glorificados! Bendito seja o Deus Triúno!”, declara o pr. Celeti.

Além disso, enquanto escritor, Adauto Lourenço publicou três livros pela Editora Fiel. Ele é autor de “Como Tudo Começou”, que se tornou um dos livros mais influentes do catálogo da editora, no qual ele explana sua visão sobre a relação entre a ciência e a fé cristã. Os outros dois títulos são “Gênesis 1 e 2: A mão de Deus na Criação”; e “A Igreja e o Criacionismo”, também amplamente conhecidos.

“Seu trabalho persistirá como um recurso valioso para aqueles que buscam entender mais profundamente as complexidades do universo a partir de uma perspectiva cristã e das sagradas Escrituras”, afirma o Diretor do Ministério Fiel, Tiago Santos, em nota de pesar pela morte do escritor.

Paulo Cezar, do grupo Logos, comenta legado musical de Adauto Lourenço

Embora pouco comentado diante da proporção alcançada pela dedicação ao estudo científico de Lourenço, é de igual importância relembrar que ele também deixou um legado para a hinário cristão brasileiro. O hino de sua autoria “Mão no Arado”, cuja melodia ecoa pelas últimas gerações, evidencia uma passagem bíblica descrita no livro de Lucas, capítulo 9, em que Jesus afirma: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”.

Esse hino foi gravado pelo Grupo Logos no ano de 1985, de maneira que ganhou notoriedade na voz do pastor e músico Paulo Cézar da Silva, vocalista do grupo. Uma curiosidade é que, para além dessa gravação, Paulo Cezar pôde acompanhar de perto e compartilhar momentos de aprendizado bíblico e composição com Adauto Lourenço.

“Adauto e eu estudamos juntos no mesmo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia (SP), onde resido hoje, e também escrevemos algumas músicas juntos, na época”, relembra Paulo Cezar, em relato cedido ao Hinologia Cristã.

Em pesar, o amigo de caminhada na trajetória cristã discorre, ainda, saudosamente: “Adauto era uma pessoa fora da curva, sempre foi muito talentoso, muito humilde e um amigo de verdade”.

“Muitas pessoas que escreveram músicas no Grupo Logos foram muito solícitas a serem abençoadoras da missão. Mas o Adauto fez uma coisa ainda além. Por ser muito tocada, ele escreveu para mim uma autorização para que eu pudesse tocar a música ‘Mão no Arado’ em qualquer lugar, sem precisar pedir autorização dele”, continua Paulo Cezar.

“Também trabalhamos em vários eventos juntos, inclusive em um dos maiores do Brasil que é o Consciência Cristã, onde ele sempre ministrava palestras. Sempre foi uma bênção!”, completa o pastor e músico.

Paulo Cezar, Adauto e Artemis

Além disso, em outra entrevista anteriormente ao Hinologia Cristã, o vocalista fez menção honrosa a Lourenço e destacou a permanência do hino “Mão no Arado” ao longo dos anos. “É uma música que nós cantamos o tempo todo”, afirmou Paulo Cezar, em vídeo. Relembre, abaixo, o trecho da entrevista com Paulo Cezar:

Relembre a letra de “Mão no Arado” (1985):

Quem tem posto a mão no arado
Não pode mais olhar pra trás
Pois quem no arado põe a mão
Trabalho certo e perto, tem serviço e profissão
Quem tem posto a mão no arado
Não pode mais olhar pra trás
Pois quem no arado põe a mão
Trabalho certo e perto, tem serviço e profissão

Lança a semente, espalha pelo chão
Planta em tua terra
Faz do teu trabalho tua guerra
Quem em cristo põe a vida
Não pode mais olhar pra trás
Pois quem ao mestre deu a mão
Trabalho certo e perto, tem serviço e profissão

Prega a palavra, ensina ao teu redor
Mostra em tua vida
Faz das boas novas tua vida
Quem tem posto a mão no arado
Não pode mais olhar pra trás
Pois quem no arado põe a mão
Trabalho certo e perto, tem serviço e profissão//

Além de “Mão no Arado”, Adauto Lourenço e Paulo Cezar escreveram juntos a música “Conquista a Vitória”, que também faz parte do repertório do Grupo Logos, também gravada na década de 1980.

Confira, a seguir, a letra da música “Conquista a Vitória”:

Conquista a vitória
E vive pra glória
D’Aquele que é o Rei dos Reis

Entra na história
Pois é promissória
A coroa certa terás

Vence com fé na Palavra,
que Ele aos seus servos
assim confiou.

Luta que é certo:
A vitória virá!
Luta que é certo:
Ela tua será!

Luta com fé e esperança,
pois só quem alcança
A vitória final,

É aquele que vive na graça de Deus;
Aquele que vive esperando o céu
Aquele que vive, somente
Pra glória de Deus.


Informações biográficas complementares:

Adauto José Boiança  Lourenço nasceu em Limeira, SP, em 1958. No âmbito familiar, casou-se com Sueli Lourenço é pai de três filhas. Foi presbítero, aliado, portanto, à Igreja Presbiteriana do Brasil. Profissionalmente, se formou em Física pela Bob Jones University (1990), Carolina do Sul, EUA. Alcançou o título de Mestre em Física, obtido na Clemson University (1994), Carolina do Sul, EUA, onde defendeu a tese intitulada “Inelastic Scattering of Helium from Rhodium”. Realizou pesquisas no Max Planck Institut für Strömungsfurchung, em Göttingen, Alemanha, em conjunto com Dr. J. R. Manson e Dr. J. P. Toenies (1992), no Oak Ridge National Laboratory (1990-1993), em conjunto com Dr. R. J. Warmack e Dr. T. L. Ferrell e também coordenou, em conjunto com o engenheiro Ary Biazotto Corte Jr., a pesquisa do equipamento OX-FREE, de anticorrosão, financiada pela FAPESP, durante os anos de 2003-2005. (Trecho parcialmente reproduzido do site da Editora Fiel).

Texto: Ana Carolina Leão

© Copyright 2024 de Ana Carolina Leão
Escrito exclusivamente para Hinologia Cristã – Usado com permissão

(1958-2024)

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *