LP Celebrai ao Senhor – Coro da Catedral Evangélica de São Paulo (1965)

Discos Musicais Califórnia S/A

Coro da Catedral Evangélica de São Paulo

Ano: 1965

Lado A

  1. Salmo 100
    2. Inclina teus ouvidos
    3. Louva a Deus, ó Jerusalém
    4. Pelo vale escuro

Lado B

  1. Grandioso és tu
    2. Aplaudi com as mãos
    3. Estrela da Alva
    4. Castelo Forte
    5. Buscai a Deus

ACOMPANHAMENTO: Os acompanhamentos foram feitos pelo Conjunto que integra, há muitos anos, o Quarteto de Cordas do Municipal. Tem realizado diversas “tournée” pelo Brasil e pela Europa.

1.º Violino: Gino Alfonsi

2.º Violino: Alexandre Schaffman

Viola: Johannes Oelsner

Violoncelo: Calixto Corazza

Piano e Órgão: Dalila Alcântara Fernandes

Contracapa: Loyde A. Faustini

Texto do Encarte (1965)

O Coro da Primeira Igreja Presbiteriana Independente, a Catedral Evangélica de São Paulo, iniciou suas atividades ao lado das demais atividades da Igreja. Esta, preparando-se para comemorar o seu centenário, foi fundada a 05/03/1865, possui também, um coro quase centenário. Diversos regentes e organistas tem emprestado a sua valiosa colaboração a este coro. A partir de Miss Dascomb, podemos enumerar os nomes de Antônio Sebastião de Miranda, Felicíssima de Souza Barros, Jairo Bueno, Leonor Magalhães Stewart, José Del Nero, Francesco Murino, Juventino Amaral, Carlos Purgailis, Arvido Leiasmeier e mais recentemente, Martin Braunwieser, Martha Faustini e Nilce do Val Galante. É seu regente atual o Maestro Faustini.

Celebrai ao Senhor – Capa

Através de todos esses anos de ininterrupta atividades, o coro tem incluído em seu repertório, obras dos mais famosos compositores, desde os pré clássicos até os de nossos dias, sobretudo aqueles que compõem a verdadeira música sacra. Em suas atividades, realiza diversas audições durante o ano, especialmente por ocasião das comemorações da Páscoa e Natal, e os Festivais Corais organizados pelo Maestro Faustini. Nessas ocasiões já apresentou as Cantatas n.º 4, 122, 131, 142 de Bach, e duas cantatas de Buxtehude, além do oratório “O Messias” de Haendel. É interessante notar que todas essas obras foram traduzidas para o português, pelo seu atual regente, a fim de que suas mensagens pudessem ser sentidas e bem apreciadas pelos fiéis.

Além de participar de todos os trabalhos regulares da Igreja, este coral tem se apresentado em diversas cidades do interior do Estado, em programas de confraternização cristã, e de televisão. Em 1956 integrou o Coral Presbiteriano, nas audições especiais realizadas no Teatro Municipal e na Rádio Gazeta de São Paulo. Em 1960 apresentou a Cantata n.º 131 para as comemorações do Jubileu de Prata da Sociedade Bach de São Paulo. Em 1961 apresentou-se nos concertos Matinais do Teatro Municipal. Em 1962, também no Teatro Municipal, participou do V Festival Coral, apresentado, além de um variado repertório, a Cantata n.º 4 “Christ Lag in Todesbanden” de Bach.

Os coristas que não possuem preparo especial de música, constituem-se, em sua maioria, de estudantes, donas de casa, enfermeiras, bancários, escriturários, professores, advogados, secretárias e outras profissões. Une-os, entretanto, uma firme consagração ao ideal de louvar a Deus através da música.

SALMO 100 – Composição de João Wilson Faustini. Foi traduzido para o inglês e incluído no programa musical do Curso de Versão do Dr. J. F. Williamson, na Universidade de Denver, Colorado, (U.S.A.), em junho de 1963

INCLINA OS TEUS OUVIDOS – A música de Friedrich Heinrich Himmel (1765-1814), compositor alemão, está associada às palavras dos salmos 31, versículo 2, e 6, versículo 4.

LOUVA A DEUS, Ó JERUSALÉM – (Praise the Lord, o Jerusalém) solo de soprano: Loyde A. Faustini. Esta “Antema para a Colheita”, composta por J. H. Maunder, foi inspirada nos seguintes salmos: 147: 12 e 13, 145:8 a 10 e 65:13.

PELO VALE ESCURO – A música de Mina Koch, composta em 1897, está associada à letra do Rev. Otoniel Mota (1878-1951). Foi ele “um dos pontos culminantes da cultura brasileira”. Escreveu hinos de real valor e inspiração devocional. Foi, por muitos anos, Ministro de Evangelho da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo.

GRANDIOSO ÉS TU – Solo de contralto: Queila Costa Faustini. Famosa melodia folclórica sueca, usada com a letra, em inglês, de S. K. Hine. Foi traduzida para o português, pelo Ver. Nathanael Emmerich.

APLAUDI COM AS MÃOS – Os versículos 1 e 2 do salmo 47 inspiraram João Wilson Faustini a apresentar esta forma pouco usada de Louvar a Deus.

ESTRÊLA DA ALVA (Theodora). A música de Alfred Legge (1875), está associada à letra do Rev. Henry Maxwell Wright (1849-1931). Foi ele missionário, tendo visitado a Inglaterra, Escócia, Ilhas da Madeira e dos Açores, bem como o Brasil. Salientou-se na hinologia sacra, por ter escrito cerca de 200 hinos.

CASTELO FORTE (Ein Feste Burg). Este é o famoso coral composto por Martinho Lutero (1483-1546), em 1529, o qual é chamado de “A Marselhesa da Reforma”. Esta melodia foi usada por inúmeros compositores, inclusive J. S. Bach, e F. Mendelssohn, em algumas de suas composições.

BUSCAI A DEUS (Seek ye the Lord) – Solo de soprano: Loyde Amalia Faustini. Música de John Varley Roberts (1841-1920), compositor e organista inglês. A letra foi extraída do livro do profeta Isaías, cap. 55, versículos 6 e 7.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. que maravilha termos este registro aqui na internet; uma benção para pesquisadores, amantes da música sacra, e sobretudo, cristãos louvando o Senhor em todas as épocas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *