A minha música é a música do IDE – Lenilton Silva

“A minha música é a música do IDE”

Cantor e compositor de música cristã contemporâ­nea brasileira, Lenilton Silva dá sua contribuição, falando um pouquinho das letras das canções.Vamos beber desta fonte? Um pensamento para nunca esquecer: “Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.” (Paulo Francis) Creio, uma boa leitura sempre é uma opção inteligente.

Indaga o compositor: “Você não precisa nem estudar muito o Português a fundo, mas se você tem o costume de ler, o que acontece? Acaba aprendendo a escrever cor­retamente, aumenta o seu vocabulário. Se você tem o cos­tume de ler, fica o registro no seu HD. Quando tem acento em uma palavra, ou quando não tem, você acaba se familiarizando. E passa ter outra percepção das palavras, ob­servando a união de diversos sons não harmônicos, que é cacofonia. A Gramática é importantíssima também, para uma boa composição. Um pouco de conhecimento ajuda no cuidado com a composição, senão tudo vira licença poética.

Lenilton cita uma música brasileira conhecida, que diz: “Ah, esse coqueiro que dá coco”, Aquarela do Brasil. “Veja, o coqueiro só pode dar coco, o coqueiro não pode dar manga, não pode dar uva, é o coqueiro que dá coco. Só que isso é proposital, sim. E tem nome: é licença poética. O compositor quis frisar que o coqueiro não é coqueiro estéril, é um coqueiro que dá frutos. Por isso, usou a li­cença poética. Isso é admissível para a licença poética, agora erro de português não é licença poética. Cuidado e atenção nisso, porque é muito importante. O que eu vejo de música com problemas de gramática! Muito triste. As acentuações, já li e vi Jêsus (acentuado?).Esse tipo de erro temos que ter cuidado, porque a música vai tocar lá fora. O estrangeiro aprende errado, e assim, pensa que chamamos ‘Jesus’ de Jêsus, vão chamá-lo assim… Acaba acontecendo isso e eu evito também esse uso.

O compositor também chama a atenção de evitar em sua poesia o ‘evangeliquês’.“O que acontece? Isso é uma regra minha, nada contra quem usa, mas eu não uso, por-quê? Simples: eu entendo o ‘evangeliquês’, você que é cris­tão entende, mas há pessoas que estão com a cara cheia de pó lá fora, a pessoa que está cheia de cachaça, ele não vai entender nada. Se ele ouvir ‘incendeia a noiva’, o que ele vai pensar? ‘Rapaziada, a igreja está mais doidona do que eu. Pô, o cara tem que tacar fogo na mulher? Como é que é isso? Incendiar a noiva?’. Ele não vai entender o sentido. Ele vai entender ao pé da letra por não ter nenhuma intimidade com as Escrituras. Nós sim, sabemos que a noiva é a Igreja. Então, esse tipo de linguagem eu procuro não usar”, destaca.

Ide por todo o mundo

Lenilton destaca que a música produzida por ele é mais para fora da igreja, não é muito para dentro da igreja. “Faço música pensando em alcançar as almas que estão lá fora, a minha música é a música do ide. Jesus disse: ‘Ide pelo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura’. Então, o conteúdo das minhas canções tem muito isso: foco no evangelismo. Tanto que está aí, quem conhece ‘Acredita’, ‘Meu Universo’, ‘Venha ser feliz’… Todas essas canções têm um conteúdo para trazer as pessoas para Jesus, por­que, na verdade, quem convence, repito, não é a minha canção, ou a minha letra, mas as nossas canções forne­cem condições, caminhos, porque têm que ser caminhos de Deus, e esses caminhos são muito mais altos que os nossos. Então, se nós pudermos fazer da melhor manei­ra possível, vamos fazer. Porque precisamos alcançar as pessoas que estão lá fora, a grande maioria está a passos largos indo ao inferno. Se somos instrumentos, estejamos afinados com o Maestro. A verdade está na simplicidade do Evangelho, ‘Ide pelo mundo, levai o Evangelho… Pregai o Evangelho a toda criatura’. Isso é importantíssimo para que estejamos atentos a esse detalhe.

Lenilton Silva

© 2023 de Lenilton Silva – Usado com permissão

O Maravilhoso Mundo da Composição Musical Cristã – Atilano Muradas

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *