Leda Lintfort
Leda Lintfort
Soprano Ligeiro
Natural do Rio de Janeiro, teve o privilégio de nascer de uma família cristã, cujo pai era diácono da Igreja Batista do Meyer (Tempo do Pastor Miranda Pinto), e onde teve seu primeiro contato com a música, participando ativamente desse ministério, passa a se dedicar totalmente ao canto.
Formou-se em Música Sacra pelo Instituto Metodista Bennett, graduou-se em canto lírico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Aperfeiçoou seus estudos com o Prof. Grosse Müller em Duisburg – Alemanha.
Foi solista dos Oratórios “A Criação”, de Haydn. “Jesus no monte das Oliveiras” de Beethoven. Maior Amor de Peterson. “Ouve, ó Deus Minha Oração” de Mendelssohn, “Glória” Poulanc, “Salmo 112” de Handel, “Glória” de Vivaldi”, “Lobegesang” de Mendelssohn, e das Cantatas: 4, 68, 78, 152 e 208 de J. S. Bach, “Vesperae Soleni Di Confessori”, “Exultate Jubilate” e “Requien” de Mozart, “Oratório de Natal” de Camille Saint-Saens.
Na Alemanha se apresentou, também como solista, do “Kleines Magnificat” de Teleman, “Gaudeamus Omnes” de Tarquino Merula e “Benedictus” de Haydn, e de J. Rosen Müller “Das Est Meine Freude” (Minha Alegria); as três apresentadas em Kamp Lintfort sob a Direção de Willy Westermann e em Moers, sob a direção de Horst Finkler.
À frente de várias orquestras, foi solista da “Bachianas n.º 5” de Villa-Lobos, “Vier Letzte Lieder” de R. Strauss.
Vencedora de inúmeros concursos, destacando-se os Primeiros Lugares nos Concursos: XV Concurso Nacional de Canto Carmem Gomes e II Concurso Nacional Villa-Lobos de Vitória-ES.
Estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no papel de “Rainha da Noite” da Ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, e ainda atuou como solista das óperas “Elixir D’Amore” de Donizetti, “Orfeo ed Euridice” de Glück (No papel do “Amore”), “Werther” de J. Massenet (no papel de Sophie), “Ariadne Auf Naxos” de R. Strauss, entre outras.
Fonte: Encarte do CD Louva Minh’Alma de Leda Lintfort