Ediane Costa Mendes Rodrigues

Ediane Costa Mendes Rodrigues

Ediane Costa Mendes Rodrigues, esposa de pastor. Nasceu no dia 28 de julho de 1956 na cidade brasileira de São José dos Campos, SP. Descendente, pelo lado materno, da família Costa, seus bisavós foram membros fundadores da primeira igreja de religião evangélica instalada em São José, Igreja Cristã Evangélica Central. Seu avô, o pr. José Pereira Costa, foi incansável  plantador de igrejas. Ediane, descendente, pelo lado paterno, da família Mendes, cujo avô, o presb. Silvio de Souza Mendes, serviu fielmente a Deus servindo a Igreja Congregacional de Bento Ribeiro, RJ. Com a bagagem cristã que receberam, Samuel Mendes e Edy Costa Mendes, os pais de Ediane, educaram a filha nos caminhos do Senhor. Presb. Samuel, escritor, jornalista, advogado, Membro dos Gideões Internacionais por 49 anos… E Edy, Assistente Social, Auxiliar dos Gideões por 47 anos, amava louvar a Deus no Coro da igreja… Edy foi instrumento de Deus para instaurar e estabelecer a Capelania Evangélica em SJC. O testemunho cristão  deste casal, que chegou aos 64 anos de vida conjugal, e as constantes orações por sua filha, marcaram, intensamente, a jornada de Ediane. “Honre o seu pai e a sua mãe”… Ef 6.2 NAA

Ediane, aos sete anos ingressou no coro infantil da igreja e também nas aulas de piano. Na adolescência, nos acampamentos, percebeu ter facilidade para colocar letra em músicas conhecidas, contando as façanhas dos acampantes. E o primo a acompanhava com seu violão. Na mocidade, a mesma dupla começou a dirigir os “corinhos” nos cultos da igreja. Nessa época, os dois, Evaldo e Ediane, com mais alguns moços, formaram o Conjunto Nova Vida, proclamando a Palavra de Deus através da música. Aos 17 anos Ediane terminou o Conservatório Musical Santa Cecília e ingressou na UNESP – SJC onde cursou Odontologia e formou-se aos 21 anos de idade. Concursada da Prefeitura de SJC como Dentista, trabalhou quase 30 anos no serviço público, sendo conhecida pela dedicação e por cantar enquanto trabalhava, aproveitando as oportunidades para fazer Deus conhecido e a salvação em Jesus.

A Palavra de Deus e a Música uniram cada dia mais Evaldo e Ediane que se casaram em 16/12/1978 e continuaram servindo a Deus na ICE Central. Ediane foi quem pesquisou os cânticos e introduziu, em 1988, com a bênção do pr. João Arantes, o primeiro Cancioneiro Editado nessa igreja. Simultaneamente, era responsável pelo ensino dos Salmos e Hinos para a congregação, na Escola Dominical. Ediane considera ser um dos maiores privilégios da vida cristã poder dirigir a igreja num só corpo numa sincera adoração a Deus através do canto congregacional. Lá, ela foi organista e regente do Coro de adultos e do Coro de adolescentes.

Nessa época houve um desafio para novos compositores de cânticos na sua igreja e assim, baseada em: Êx 34.14; Jr 17.9-10; 1Cr 28.9; Ap.1.8; Fp 2.13, nasceu a música CONVICÇÃO:

Como esquecer que meu Deus é Deus zeloso e Seu lugar não permite ceder?
Se desviar o caminho que me preparou, errado será meu viver!
Muito melhor é a graça de Jesus e não negá-la dá paz ao meu ser…
do que buscar só prazeres e vaidades que não podem me satisfazer.
Por que quem é como o Santo Deus que esquadrinha todo o coração,
conhece os pensamentos e vê o andar?
Quem era e sempre é e há de ser, soberano e grande em poder,
Perfeito no julgar, pronto a me salvar!
Eu quero a Ele obedecer, mas de fato e de verdade.
Venceu em mim Teu querer!

O Colégio particular Olavo Bilac – Ayres de Moura, realizou concurso para oficializar o hino da Escola e Ediane ganhou o concurso com este poema baseado na Bíblia: COLÉGIO

Mais preciosa que joias e tudo que se possa querer…
É a Sabedoria, dá honra e dignifica o ser.
Feliz e completo o colégio que é sábio ao cumprir a missão
De estimular o aluno, orientando a sua aptidão.
Pois educar é muito mais que instruir, que passar
O que se sabe a alguém,
Educar é amar esse alguém ensinando a viver!

Em 1998 a Sociedade Bíblica do Brasil realizou o concurso cultural A Bíblia Canta e Ediane participou do desafio: usar a Linguagem de Hoje. Segundo a SBB, o compositor faria a colocação de música no texto bíblico, que, mesmo poético, não observa uma métrica regular. Isso faz com que o compositor tenha que usar muita criatividade para que o texto e melodia se complementem de forma harmoniosa”.

Venceu o concurso e o texto musicado escolhido por ela foi: Salmo 9.1-2,4 – DEUS ETERNO

Ó Deus Eterno, eu Te louvarei com todo o coração!
E contarei as muitas coisas maravilhosas que tens feito…
Por causa de Ti eu me alegrarei e ficarei feliz! Cantarei louvores a Ti, Altíssimo Deus!
Tu és um Juiz justo e sentado no Teu trono fizeste justiça, julgando a meu favor!
Para Ediane este cântico estimula o entendimento da preciosa doutrina da Justificação em Cristo! Is 61.10: “… Deus me vestiu com vestes de salvação e me cobriu com o manto de justiça.”

Ediane passou a compor Cânticos e Cânticos infantis para escolas e igrejas, para APEC, para Editora Cristã Evangélica; versículos musicados, Cantatas, e versões para o português de Cantatas, de Músicas contemporâneas para Coros e de hinos dos Salmos e Hinos:

JERUSALÉM EXCELSA– SH 580 Ediane (2014) baseou a versão: Ap 3.12; 21.10,26; 22.1-5

Jerusalém excelsa, Gloriosa, Divinal!
Dos céus desceu formosa, Perfeita, sem igual!
Por Deus foi preparada qual noiva a brilhar
Tal joia preciosa honrada, então, será.

O Templo da cidade é Deus e é Jesus.
Nem há necessidade da lua, sol ou luz,
Pois Deus e o Cordeiro Transmitem esplendor
Qual jaspe cristalina em todo o seu fulgor.

Nações e reis da terra tesouros lhe trarão.
Cercada de muralha, de ouro é o seu chão.
São doze as suas portas que abertas sempre estão,
Pois nela não há noite, não há escuridão.

E na Cidade Santa, morada do Senhor,
Habitaremos juntos, sem morte, choro ou dor.
Na Pátria desejada somente vai entrar
Aquele cujo nome no Livro escrito está!

Ediane também escreve artigos para a revista Diadema Real, ministério feminino da ICEB, o que faz com muita alegria.

Seus filhos cresceram aprendendo a amar a Deus, a Casa de Deus e o povo de Deus. Um dia, Samuel, o sogro, desafiou Evaldo a fazer o Seminário com ele, pois eram professores da classe de adultos da EBD e, assim, estariam mais preparados para lecionar sobre a Bíblia. Desafio aceito, rotina estabelecida, passaram-se três anos… Até receberem outro desafio, agora do Pr. João Arantes Costa: assumir o trabalho que estava em vias de fechar. Mas como pastor! Sair da ICE Central, levar os filhos adolescentes onde não havia amigos nem estrutura… Deixar um cargo promissor na empresa… trocar os sonhos da família pelos planos do Senhor! Para os homens isso não é possível. Mas eles obedeceram e vivenciaram que para Deus tudo é possível!

Muitas lutas na jornada mas os privilégios e a satisfação de estar no centro da vontade de Deus são imensamente maiores! As misericórdias do Senhor, de fato, se renovam a cada manhã, e  grande é a Sua fidelidade! Hoje, a ICE Bosque é infinitamente mais do que tudo que eles pediram ou pensaram há 27 anos! Ediane é regente do Coro, cuida da música no ministério infantil, participa da Equipe que dirige a igreja na adoração a Deus através da música e auxilia o pastor Evaldo no seu ministério acompanhando as famílias que formam a grande Família Bosque. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, ‘diz o Senhor’, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” Jr 29.11

Ediane é muito grata a Deus pela sua amada família, totalmente envolvida em servir ao Senhor.

Egliane (psicóloga- UNIP), casada com Luciano; eles têm um filhinho, Davi, o milagre que Deus lhes deu após 17 anos de casados;

e Edgar (engenheiro- ITA), casado com Sarah; eles têm um casal de filhos: Antônio, o tesouro, primeiro neto, a continuidade da família; e Elena, a princesa, companheirinha que completa cada momento.

Que esse testemunho desperte você também a atender a voz de Deus: “… Abençoarei você e você será uma bênção para os outros…” Gn 12.3

Fonte: A Colaboradora

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *