Os Hinos da Reforma – Rev. Donaldo Monteiro
Os Hinos da Reforma
1. OS HINOS DA REFORMA – A Reforma Protestante do Século XVI ocupou-se em grande medida da reforma do culto. Isso incluiu uma drástica revisão do culto da época e a inclusão do canto pelos fiéis durante as celebrações.
Em 1523 Lutero publica a primeira obra sobre o assunto, Formula Missae (Formulário da Missa) apresentando modificações para a missa em latim. Reconhece a necessidade de cantos, e convoca os poetas a escreverem poemas espirituais.
Em todos os hinários evangélicos é encontrado o famoso hino luterano:
Castelo forte é nosso Deus. Há outros textos do reformador, mas são mais raros. Pode ser citado: Das Profundezas (Hinário Evangélico 254), baseado no Salmo 130. Uma melodia publicada em uma coletânea de 1543 tem sido atribuída a Lutero. Está em pelo menos dois hinários ligada à metrificação de Sarah Kalley para o Salmo 139: Tu me sondaste a mim, ó Deus (Hinário Evangélico 251, Novo Cântico 152). (Alguns hinários publicam o hino natalino Num berço de palhas como de Lutero. Como se diz hoje, fake news!)
Em Estrasburgo o líder reformista Martinho Bucer já defendia, desde 1524, uma liturgia na língua do povo e o uso de cantos pela congregação. Ele influenciou grandemente Calvino, cuja proposta litúrgica para Genebra seguiu de perto o padrão de Bucer.
Ligados a Genebra temos diversos hinos. Presente em todos os hinários está a melodia de Louis Bourgeois, atualmente associada à Doxologia (HE 83/85/127, NC 6, CC 8, CtP 30). No original, usada para o Salmo 134. Também conhecido é o hino À minha voz, ó Deus, atende (NC 122, CtP 144), especialmente porque foi o primeiro hino protestante cantado em terras brasileiras, em culto celebrado pelos pastores que acompanhavam o francês Villegagnon, em 1557.
2. MENSAGEM DO PROSEADOR – Os amigos e colegas que têm recebido minhas Prosas podem passá-las adiante, para quem quiserem. Se forem de proveito, e quiserem comentários sobre algum assunto, é só responder. E, ainda, se alguém não quiser receber as Prosas seguintes, é só avisar que retiro seu nome.
Rev. Donaldo Monteiro (IPB – SPS Campinas)
Publicado originalmente em Prosa Litúrgica – Nº 3 , out 2022
© 2022 de Donaldo Monteiro – Usado com permissão
Legendas:
CTP – Cantai Todos os Povos
CC – Cantor Cristão
HCC – Hinário para o Culto Cristão
HC – Harpa Cristã
HE – Hinário Evangélico
NC – Novo Cântico
S&H – Salmos e Hinos