Gláucia Carvalho (1968-2022)
Gláucia Carvalho
(1968-2022)
Gláucia de Carvalho e Silva nasceu em 12/08/1968 em Brasília/DF, fazendo parte da primeira geração que nasceu logo após a fundação da nova capital do Brasil. Era filha de Gercira Rosa de Carvalho e Onésimo Gomes da Silva, família evangélica, cujos familiares já faziam parte da música. Seu pai era do Maranhão e a sua família era de compositores musicais, regentes de corais. Eram da Igreja Cristã Evangélica. Sua avó era da Igreja Presbiteriana do Brasil, IPB, e foi ‘conquistada’ através da música. Seu pai tocava acordeom, piano e órgão e a sua mãe tocava órgão. Sua referência familiar era de músicas clássicas.
Recebeu o chamado para a música na sua infância. Aos 11 anos começou a cantar no coral, cantando a ‘Cantata Rei dos Reis’. Não teve estudo musical, mas o seu conhecimento era intuitivo. Começou aos 13 anos a compor melodias novas em hinos já conhecidos e cantava em um coral de adultos, fazendo a voz de contralto. Amava colocar nas letras das suas músicas mensagens de amor a Deus, mensagens do Evangelho. Fazia as músicas já pensando na letra, fazendo-as caminhar juntas…
Aos 16 anos compôs ao piano a letra e a música da canção ‘Quem Foi Que Se Entregou (Sacrifício)’, num processo rápido, canção que fala sobre o sacrifício de Jesus por nós.
Aos 23 anos compôs a música “Doce Nome”. Este cântico foi gravado primeiramente pelo ‘Grupo Estilo de Vida’, em 1997, e posteriormente pelo ‘Grupo Vencedores por Cristo’ no LP ‘Louvor IX’, e por último, por Josani Pimenta. A História pode ser conferida no link (www.hinologia.org/doce-nome).
Gláucia gravou “Descaminho”, de Rubem Amorese (Letra) e Toninho Zemuner (música). O piano foi feito pelo seu irmão Rodrigo Carvalho.
Formou com seu irmão Rogério um “home-studio”.
Gláucia participou do Grupo “Estilo de Vida”, onde fez 1 trabalho solo, com a participação dos membros do grupo, além de outros músicos colaboradores. Dentre os trabalhos do Grupo, podemos citar:
- 1994 – Tempo de Ser
- 1998 – Parte de Nós
- 2000 – Gesto de Amor
- 2001 – Porto (CD Solo Gláucia Carvalho)
- 2003 – Liberdade
O Estilo de Vida gravou e lançou em CD uma cantata de natal de autoria da Glaucia Carvalho que tem como título ‘GESTO DE AMOR’.
O grupo lançou também o musical de Páscoa, LIBERDADE em parceria com o pastor Guto Rocha de Pirassununga/SP, com o seu irmão Rogério Carvalho, arranjados por Marinho Brasil (músicas do Pr. Guto Rocha) Sidnei Brito e Rodrigo Carvalho (músicas do Estilo de Vida).
Uma das músicas mais marcantes desse trabalho é a música de sua autoria “Canto de Barrabás” cuja letra retrata o drama de consciência vivido por esse personagem ao ser escolhido à liberdade no lugar do Cristo, escolhido à condenação por morte de cruz, pelos judeus. Uma linda música e bela poesia inspirada nesse acontecimento.
Gláucia teve uma intensa participação no cenário musical de Brasília, tocando para várias cantoras, gravando jingles e back-vocal para inúmeros artistas e desenvolvendo projetos educacionais pela música para o Ministério da Educação, Prefeituras, UNICEF, dentre outros projetos para o desenvolvimento da criança e do adolescente.
Casou aos 21 anos, com Sidnei Brito. Tiveram 2 filhos: Murilo e Luisa.
Gláucia faleceu em 28/07/2022 em sua residência em Brasília/DF, na companhia da sua família.
Deixou-nos a lembrança de uma vida dedicada à música evangélica, onde deixou um legado de muitas músicas, letras e gravações que nos inspiram, sempre.
Pesquisa e Compilação: Carmen Lício
Colaboração e Revisão: Rogério Carvalho
© 2022 de Carmen Lício / Rogério Carvalho – Usado com permissão
Minha tia foi pra mim uma inspiração da Música. Com ela comecei a arranhar minhas primeiras composições e recebia dela muito encorajamento! A saudade é indescritível, mas a bondade de Deus é mais! Glória seja dada a Ele!
Só soube hoje (27/02/23) e fiquei chocada. Uma inspiração essa moça! Que talento! Apesar da tristeza de sua ausência entre nós, sei que está bem e feliz ao lado do Pai a quem tanto honrou e se inspirou nesse legado que nos deixou.
Nelson Bomilcar fala sobre ela e o hino Doce Nome neste video. Bom avaliar se há a necessidade de adicionar a fala dele na biografia dela.
https://www.youtube.com/watch?v=5FekU3G2CEM