“Jerusalém de Ouro” – Pr. Carlos Pimenta Jajekwsy
“Jerusalém de Ouro”
ירושלים של זהב
Um tributo à cidade do Grande Rei.
Como tudo em Israel está ligado ao Eterno Deus, não foi diferente a expressão dos versos desta canção, composta pela cantora, poetisa e escritora Naomi Shemer. Este exemplo de cidadã nasceu em Israel e começou a demonstrar seu amor à pátria integrando-se ao Exército de Israel, onde serviu na brigada de infantaria, Unidade Nahal da IDF – Força de Defesa de Israel.
Um dos feitos marcantes da vida de Naomi Shemer (1930 a 2004), foi a composição da indelével canção “Jerusalém de Ouro” (ירושלים של זהב), em 1967. Trata-se de uma poesia que expressa o amor à Terra Prometida, que se tornou o segundo hino de Israel, depois do hino oficial denominado “Hatkivah”, cuja tradução para o português é “A Esperança”.
Uma canção de nacionalidade israelense, porque nasceu em Israel, mas de fundo israelita, porque foi criada por uma descendente de Isaque, e de marca judia, porque se tornou uma identidade nacional.
O marco desta canção deu-se logo após seu lançamento, em 1967, quando Israel entrava em guerra contra a frente árabe formada pelo Egito, Síria, Jordânia, Kuwait, Iraque, Argélia, Sudão e a Arábia Saudita. A história registra o inusitado momento em que os paraquedistas da IDF subiram o Monte do Templo e alçaram suas vozes cantando: “Jerusalém de ouro e de bronze e de luz. Eis que para todas as suas canções eu sou um violino”.
Certamente que, para Deus, devemos ser como um violino, um instrumento suave, afinado, de glorioso e majestoso som.
Esta canção inspira a todos que amam Jerusalém e que esperam a volta do Senhor Jesus, a não esquecerem a Cidade Santa que os aguarda.
Sl. 137: 5
“Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se paralise minha mão direita! ”
Pr. Carlos Pimenta Jajewsky
Carlos Itamar Pimenta Jajewsky é advogado, policial aposentado, escritor e pesquisador na área da Segurança Pública. Foi o instituidor do projeto que deu origem a Força Nacional de Segurança Pública.
Nota sobre “Jerusalém de Ouro”: O compositor e poeta Sérgio Lopes fez uma versão dessa música para o português.
Excelente composição. Sempre me emociono ao ouvir sua melodia e letra. Em 2017 escrevi um texto comentando esta canção e repasso aqui o link –
https://jnescrevinhando.blogspot.com/2017/06/jerusalem-de-ouro.html
Louvor que transcende, canção que toca a alma grata e submissa ao criador!!! Poder de Deus! Yeshua
Olá, boa tarde a todos. Alguém teria esta partitura a quatro vozes para coro misto?
Se tiverem e puderem disponibilizar agradeço, pretendo ensaiar com nosso coral da igreja.
Obrigado.