(1952-1981)
Jayro Trench Gonçalves
Jayro Trench Gonçalves (1952-1981)
Consagração de vida e inovação na música cristã
Um homem dedicado, consagrado e inovador naquilo que buscava. Este era Jayrinho do Grupo Elo como logo ficou conhecido.
Veio de uma família bem estruturada financeiramente, se dispôs a cursar teologia em Atibaia no Seminário Palavra da Vida, juntamente com seu grande amigo Paulo Cézar da Silva, é nesse tempo que se casa com Hélia F. Gonçalves, ao tempo em que ele e Paulo começam a compor suas primeiras canções que eram cantadas pelo Grupo Palavra da Vida que pertencia ao seminário e que entre as pregações e as músicas levavam a mensagem do Evangelho. O grupo chegou a gravar entre 1974 e 1975 LPs e K-7s com músicas autorais feitas por Jayrinho e Paulão como eram conhecidos.
Em 1975 o pensamento de Jayrinho era de ampliar os horizontes de sua música, utilizando ritmos nacionais e instrumentos que se tornavam cada vez mais utilizados na MPB, mas que eram verdadeiro tabu dentro das igrejas. Neste ano ele e seu amigo Paulo gravaram o disco chamado “Calmo, sereno, tranquilo” ainda com violões, baixo e alguma percussão. Segundo relato de Ivan Claudio Borges compositor da música título do disco, este trabalho foi bastante experimental sendo gravado na sala da casa do Jayrinho, e também até em um banheiro, preparado para isto, onde a voz de Nilma Soares da Silva, esposa do Paulo Cézar, foi gravada usando o efeito de reverb do próprio ambiente.
Logo após seu lançamento, apoiado pelo Seminário Palavra da Vida, o disco tornou-se bastante conhecido e futuramente, um dos grandes álbuns cristãos já gravados no Brasil.
Entre os anos de 1976 e 1977, Jayrinho já formado no seminário, foi para Portugal, onde junto a Palavra da vida de lá, trabalharia na liderança da área musical. Mas, por alguma razão isso não deu certo e ele voltou para o Brasil. Ele estava muito triste em um apartamento em São Paulo. Sendo isso sabido por Paulo Cézar (Paulão), seu amigo de vários anos, imediatamente foi ao seu encontro para uma conversa consoladora e encorajadora, e a partir dali, ambos desafiados, deram inicio aos planos para a fundação da Elo. Tendo, de pronto, o apoio do seu pai – o Dr. Jayro Gonçalves, na época um evangelista, Jayrinho, Paulo Cézar e alguns outros irmãos compuseram a diretoria da Editora Musical e Literária Elo, sendo feito naquela ocasião, o lançamento do primeiro disco “Nova Jerusalém”, com os arranjos do maestro Dick Torrans e a participação de alguns músicos de Vencedores por Cristo como: Nelson Bomilcar, Guilherme Kerr e Flavio Teixeira, que gravaram no mesmo ano o grande disco “De Vento em popa“. O agora Grupo Elo deslancha a produzir material de alta qualidade, desde os LPs, K7s, Playback´s, Partituras, até uma revista mensal com notícias referentes ao ministério, que em pouco tempo já tinha milhares de assinantes. O grupo se tornara junto com os Vencedores Por Cristo um dos mais conhecidos no Brasil.
Em 1979 seria gravado sem dúvida um dos 10 melhores discos da música cristã brasileira, chamado de “Ouvi dizer…” este trabalho nos mostra Jayrinho com Paulão num grande momento em suas composições, músicas como “Ao sentir, Autor da minha fé e Jesus provou” tiveram grande repercussão em meio ao público cristão, os grandes arranjos de Dick Torrans mais uma vez estavam destacados, em dado momento nos lembramos até de arranjos feitos para os discos dos The Carpenters (Richard e Karen – dupla americana muito famosa nos anos 70) com uma orquestração primorosa. Gravado no Estúdio Vice-Versa em São Paulo, foi finalizado nos EUA com grande qualidade para a época. Segundo os ex-componentes, foi com grande alegria que o disco foi apresentado no evento Geração 79.
Jayrinho sempre inovador, buscando cada vez mais alternativas para a pregação do Evangelho através da música, lança em 1980, o disco “Nova canção”, que foi uma novidade na época, ele estava formando agora uma banda para tocar ao vivo suas canções, bem como as de Paulo Cézar e outros compositores, usar outros ritmos, com vocais arrojados, mas com letras extremamente bíblicas, essa era a meta. Gravaram com Jayrinho, além de Paulo Cézar, Reginaldo, Beto, Oscar Valdez e seu cunhado Tim. O disco é maravilhoso, sem perder a essência cristã tem grandes interpretações vocais e grandes performances instrumentais com guitarras, violões, bateria, teclados e contrabaixo. Este disco foi gravado no Estúdio Elo.
No mesmo ano de 1980 Jayrinho gravaria seu último disco. Nos estúdios Imaginação e Guidon saiu a gravação “Um dia”, um disco histórico, não só por ser o último, mas por ter sua bela voz sendo gravada, com belas músicas como: “Foi grande amor, Um dia e Sublime amor” que ele cantara em seu casamento. Os arranjos voltaram a ser de Dick Torrans, e a mesma banda que o acompanhara no disco Nova canção fez a parte instrumental deste trabalho.
Em 14 de abril de 1981, dois dias depois de fazer um lindo arranjo vocal para a música Salmo 96 que entraria no disco Louvor III de Vencedores Por Cristo, em uma tarde, quis o Senhor receber em seus braços àquele a quem o próprio Deus deu dons e talentos usados enquanto esteve aqui na terra, em um trágico acidente automobilístico, numa estrada vicinal em Atibaia-SP, morreram, ele, sua esposa Helia e seu filhinho André.
Após a tragédia, tudo mudou, o grupo acabou, a editora fechou e os integrantes seguiram em seus ministérios pessoais. O Dr. Jayro Gonçalves criou os dois filhos de Jayrinho que se chamam “Jayro e Melissa”. Nos anos que se seguiram o material do Elo continuou a ser comercializado tornando assim cada vez mais conhecido o grupo. Muitas homenagens foram feitas depois.
Em 1981 Nasceu o Grupo Logos, que, de certa forma, veio a seu uma continuidade do trabalho que Jayrinho e Paulo Cézar começaram juntos. Em 1982 foi lançado o primeiro disco do Grupo Logos “Caminhos”. Nesse trabalho Paulo Cézar faz uma grande homenagem ao amigo e parceiro de vários anos, com a música “In Memoriam” lembrando todo o convívio. Em 1998, com a permissão do Dr. Jayro, David da Rocha Trindade, lançou o disco “Lembranças” que trouxe dentre várias músicas compostas por Jayrinho, algumas inéditas recuperadas e apresentadas ao público, Vencedores Por Cristo produziu muito bem o disco, que contou com a equipe VPC nos vocais. Em 2011 o público teve acesso ao CD “O Ensaio” onde em um ambiente de descontração o grupo ensaiava músicas para o disco Nova canção. Quem ouvir perceberá toda a criatividade de Jayrinho e o Grupo Elo, recuperado pelo ex-baterista e cunhado de Jayrinho Tim J. Schlener, o disco acabou sendo um marco, por fazer reviver o Grupo Elo que fascina a tanta gente há décadas. Tim ainda mantém um site que é um verdadeiro acervo com fotos, músicas gravadas que não entraram em discos do grupo e até a venda de material do Elo.
Jayro Trench Gonçalves nada mais foi do que um servo do Senhor, sua obra sempre será lembrada, por sua criatividade e seu conteúdo bíblico. Será lembrado enfim por ser um pioneiro na música cristã, alguém que trabalhou para engrandecer o Reino.
Adelmar Lincoln Paz
(Pastor na IB Ebenézer em Maceió, músico e professor de História)
© 2018 de Adelmar Lincoln Paz – Usado com permissão
Fontes:
CDs: – Calmo, Sereno, Tranquilo (Jayro Trench Gonçalves e Paulo Cézar da Silva) – Nova Jerusalém, Ouvi dizer, Nova canção (Grupo Elo) – Um dia (Jayrinho) – O ensaio (Grupo Elo)
Partituras: Calmo, sereno, Tranquilo e Ouvi Dizer… Site: www.grupo-elo.com
Artigo escrito por Ivan Claudio Borges (site vpc.com.br)
Conversas com Paulo Cézar ex-Elo (por ocasião de algumas apresentações em Maceió) hoje Grupo Logos e com Tim J. Schlener, ex-baterista e cunhado do Jayrinho. (via email)
Muito boa reportagem do Jairinho e atuação do Grupo Elo e ainda atuante Grupo Logos. Parabéns pelo trabalho de reproduzir a benção que foram e que são ainda hoje. A Deus toda Glória e o Louvor. A saudades que ficamos do Jairinho é irreparável. Só Deus consola!
Perdon por escribir en mi idioma, el español. Mi portugues sigue siendo muy basico. Pero quiero felicitarlos por este gran articulo sobre Jairinho. Recuerdo que las.canciones del grupo logos, influyeron fuertemente en el ministerio musical de mi iglesia local en Paraguay . Hasta que punto se extendió el ministerio!. Se usaban las canciones y playbacks para cantatas, campañas evangelisticas y otras actividades, y si nos ponenos a pensar cuantas vidas alcanzadas para Criato Jesús. Recuerdo las conferencias en mi iglesia del Dr Jayro, la emocion de su testimonio recordando en como su hijo entró a la presencia y ese gran testimonio de servicio de amor a Dios y a las personas. Yo fui una de las personas que en su niñez fue impactado. Muchas gracias por compartir. Alberto Cespedes.
Muito bom. Vale a pena conhecer a história.
Saudades eternas! Fez parte da mocidade dos meus Pais, anos 70…Era criança quando conheci as músicas: Calmo, sereno e tranquilo e Autor da minha Fé. Tempos ídos que não voltam mais…músicas que exaltação o nome de Deus.
Hoje? Só músicas com enredos ” humanos e vingativos… Éramos Felizes e não sabíamos!
Jayrinho e Paulo Cezar, instrumentos do Senhor para bênçãos que enriqueceram e enriquecem até hoje nossa caminhada rumo a Eterna Jerusalém!
Jayrinho, Sérgio Pimenta….. As razões? Só o Senhor o sabe, o resto são meras proposituras humanas. Fé, este é o fundamento da esperança…a firme certeza de que o Eterno tudo sabe e tem um futuro glorioso para todos os seus filhos! Razão, apenas uma construção da mutante lógica humana.
Oremos ao Senhor que levante novos e verdadeiros servos, tal como eles !
Muito bom.
Merecida homenagem.
Estão de parabéns
Homenagem merecida. Músicas lindas que inspiraram e inspiram ate hoje. Jairo foi integrar o grande coro celestial, onde um dia estaremos juntos. Glória a Deus por estas vidas preciosas, que nos marcaram.
Muito boa. O Senhor chamou pra si, um grande adorador. As músicas marcaram uma época. Não tem como ouvir e não deixar de acompanhar. Letras e músicas maravilhosas. Glória a Deus por estas vidas e por este ministério.
Linda homenagem ao Jairinho sua vida e seu ministério.
Que com certeza até hoje suas músicas falam a alma.
Deixou um lindo legado.
Palavra de Deus em forma de música. Levou muitos a Cristo. Inspirou muitos talentos da música Cristã. Logos dando brilhante continuidade. Graças a Deus por tamanha inspiração.
Excelente trabalho. Tive minha vida extremamente abençoada através do trabalho desses servos. Fiquei muito feliz em conhecer sua história e ver como o Senhor os usou poderosamente. A Deus toda a glória!
Fez parte de minha vida assim que me converti em 1983 e até hoje relembro momentos marcantes ouvindo e cantando as músicas do grupo Elo . Sinto-me honrado em ter tido um irmão em Cristo como o Jayrinho. Anos atrás quando o Logos se apresentou aqui em Macaé pude conversar um pouco com o Paulo Cesar, outro irmão em Cristo que também marcou e marca gerações. A Deus toda honra e toda glória.
Muito boa esta homenagem a Jayrinho. Que o Senhor abençõe seus filhos e familiares.
Conhecia , de ouvir falar, do grupo Elo!! Agora conheci um pouco mais de sua história pois suas músicas me trazem boas recordações!!!
Estava na PIB Campo Grande RJ quando o Grupo Elô lançou o disco Ouvi Dizer. Foi um marco na época. Muito bom trazer a memória esse momento da música cristã brasileira.