Zênio de Alencar (1937-2019)

Biografia

Zênio de Alencar (1937-2019)

Zênio de Alencar

Nascido em 21 de fevereiro de 1937, no município do Rio de Janeiro, casado com Elza Santos Alencar, pai de Márcia S. Alencar, Sandra Regina S. Alencar e Zênio Alencar Junior.  Filho de Oziel Alencar e Eufênia Férreas Alencar.

Aos nove anos de idade, seus pais (já evangélicos) e residentes em Comendador Soares, Nova Iguaçu, RJ, onde frequentavam a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, juntamente com sua irmãzinha Zélia Alencar.

Zênio, mesmo na infância, ao presenciar a Banda de Música da Igreja, ficou encantado e a partir daí começou a se interessar pela música. Começou nas primeiras notas musicais e logo ingressou na Banda de Música, atuando na percussão e depois, trombone de vara, bombardino e tuba.

Assim começa sua carreira musical…

Realizou seus estudos em Conservatórios, Escola Nacional de Música concluiu várias formações musicais, incluindo regência com o professor Maestro Isaac Karabstchevsky.

Seu primeiro emprego foi nos Correios, mas como amante da música, ingressou na Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, participando da Orquestra Sinfônica da mesma.  Foi convidado pelo Pastor Reverendo Paulo Leivas Macalão (Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Madureira) para assumir a Banda de Música da igreja e logo a seguir, o conjunto musical da igreja.  Tais convites aconteceram logo após a inauguração do Grande Templo, situado à Rua Carolina Machado, 174 – Madureira, Rio de Janeiro, RJ.

O conjunto musical, antes chamado de Conjunto Musical de Madureira, foi formado por iniciativa do Pastor Macalão, aproximadamente em 18/08/1934, com os instrumentos:

  • Violino – Pr Paulo Leivas Macalão
  • Viola e violino – Irmã Amélia Florêncio, Ir. Otília e Antônio Alves
  • Trombone – Ir. Balbino
  • Bombardino – Ir. Manoel Moraes

Também contávamos com pandeiro, triângulo, chocalho etc.

A Catedral foi inaugurada em 01/05/1953 e o grupo musical de Madureira atuou sob a regência do Maestro Moacir Lemos.  Nesta ocasião, o grupo atuava com 3 vozes (soprano, contralto e tenor).

Após a inauguração do templo, o Maestro Zênio de Alencar assumiu a direção do grupo e eu, Maria Zulede dos Santos Estevão, fui convidada a ser Secretária do conjunto.

Tomando posse, logo nas primeiras reuniões e ensaios, o Maestro acrescentou a 4ª voz (baixo) e evoluindo cada vez mais, por ser muito estudioso e zeloso pela obra do Senhor, buscava algo melhor para o grupo.  Foi quando houve uma Conferência interdenominacional em nossa igreja, liderada pelas igrejas Batista e Presbiteriana, a Associação Coral Evangélica, sob a regência dos Maestros Levino de Alcântara e Heitor Argolo, foi convidada pelos conferencistas para atuarem na programação.  O Maestro Zênio, ao ouvir as vozes da Associação, ficou maravilhado e dentro de sua humildade, foi buscar ajuda aos maestros presentes, perguntando o que teria que fazer para alcançar um grupo musical com vozes semelhantes.  Foi recebido com carinho e informado qual seria o procedimento.  Era tudo o que estava faltando… um verdadeiro reboliço aconteceu… Maestro Zênio separando as vozes, fazendo vocalize e grandes exercícios vocais.  Partiu agora para Orquestrações e Arranjos Vocais.  Como fazer?  Foi buscar ajuda.

Um belo dia, saímos em comissão (eu, irmã Maria Rego e irmã Maria José – conhecida como Zizinha), juntas com o Maestro, fomos à residência do Maestro Carioca, que nesta ocasião era da Rádio Nacional e residia em Engenho Novo.  Ao chegarmos, colocamos nossa necessidade e o desejo de fazer algo diferente em matéria de orquestração, apresentamos um arranjo vocal do hino 300 da Harpa Cristã (que Maestro Zênio fez) e precisava terminar.  Nesta conversação, surgiu a ideia de gravar este hino e fluiu abençoadamente por Deus. O próprio Maestro Carioca se ofereceu para fazer a orquestração deste hino.

Começamos daí em diante a buscar mais ao Senhor, em oração, jejum, consagração, fazendo corrente de oração em prol do Maestro Zênio e família.  Creiam… em resposta às orações, o Senhor Jesus, em profecia deu ao nosso Maestro a “Caixa de Segredo da Música”.  As palavras foram deste jeito.  Logo a seguir, com a orientação do nosso Pastor Paulo Leivas Macalão, foi criado um programa na rádio Copacabana, batizado pelo próprio pastor de “Alvorada Espiritual” e apresentado pelo Maestro Zênio.

Através deste programa, havia pregação da Palavra de Deus de nossa igreja, mas divulgava os trabalhos, inclusive foi criada aulas de música com teoria musical e instrumentos.  Maestro Zênio conseguiu alguns professores do Teatro Municipal do Rio de Janeiro para violinos, violas, violoncelo e contrabaixo de corda.  Assim sendo, com este movimento, foi criada a Orquestra Sinfônica junto ao Grupo Musical, recebendo o nome de “Grupo Musical Avivamento, Coral e Orquestra”, também batizado pelo Pastor Macalão.

Nossa primeira gravação foi um compacto onde consta o hino da Harpa Cristã nº 300 (arranjo Vocal do Maestro Zênio e Orquestração do Maestro Carioca), sob o título de “Vozes do Avivamento”.  Logo após, já com o selo “Alvorada Espiritual”, gravamos um LP intitulado “Mais Grato a Ti”.  Daí em diante, com a graça de Deus e unção do Espírito Santo, o Maestro Zênio de Alencar, só obteve sucesso musicalmente.

Como músico da Polícia Militar, foi convidado pelo Comandante para criar e reger o Coral de Cadetes.

Participante das Orquestras Sinfônicas Brasileira e Nacional, nossas apresentações com o Conjunto Musical Avivamento Coral e Orquestra nas igrejas Evangélicas, divulgando o compacto e o LP, atuando diversas vezes no Estádio Mário Filho (Maracanã) em favor do SASE (Serviço de Assistência Social Evangélica), junto ao Reverendo Isaías de Souza Maciel.

Em Brasília, DF, nos apresentamos no lançamento da Pedra Fundamental da Igreja da Baleia – Assembleia de Deus, Campo de Madureira, tendo como Pastor Presidente Paulo Leivas Macalão e nesta mesma ocasião, nos apresentamos na TV de Brasília e na antiga TV Excelsio, no Rio de Janeiro.  Além de Concertos na Sala Cecília Meirelles, Aída de Verdi, com adaptação do Maestro Zênio de Alencar.  Apresentamos no Teatro Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e Niterói.

Em nossa igreja matriz (em Madureira) também realizamos concertos com o Conjunto, cantando e tocando a Ópera Tannhauser de Wagner, adaptações (letras) do Maestro Zênio “Grande Jeová”, “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, “Aleluia de Handel”…

Saudades…

Pra Deus, nada é impossível.

Nossos agradecimentos a Deus em primeiro lugar.

Ao Maestro Zênio de Alencar e Elza Santos Alencar.

Aos Seus filhos: Marcia Alencar Teixeira, Sandra Regina Alencar e Zênio Alencar Junior.

Maria Zulede dos Santos Estevão

Secretária

Grupo Musical Avivamento, Coral e Orquestra

Zênio de Alencar faleceu em 11/08/2019 na Cidade do Rio de Janeiro/RJ.

 

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Elmo Cabral disse:

    Soube do seu falecimento hoje, 11/08/2019.
    Eu cresci ouvindo e cantando os arranjos do Maestro Zênio de Alencar.
    Pena que um novo estilo de louvores infestaram as igrejas e a boa música caiu no esquecimento e abandono.
    Meus sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento desse Grande Maestro.

    “…Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser, mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como é, O veremos…” (Hino: Não tardará – Volume 2)

  2. ANDRÉ MENDES disse:

    Meus sentimentos a todos amigos e familiares! Zênio sempre foi espetacular e dedicado. Descansa agora nos braços do pai celestial!

  3. Marlown disse:

    Nao consigo conter as lágrimas em saber desta notícia. Eu cresci ouvindo os LPs do grupo Renascer , Desperta e Vive e um clássico de uma importância gigantesca no cenário evangélico nacional . Arranjos de uma perfeição e inovação que até mesmo hj em dia não foram capazes de reproduzir tamanha genialidade . E terrível saber que homens com o brilhantismo do Zênio , nos deixa . Sua obra será lembrada sempre , e creio que um dia atravessaremos o ”Mar da Galiléia” , pois o “Povo barulhento” que espera “Exilado” a redenção de um Deus que “Não Tardará” pois o nosso “Divino companheiro “ o grande “ Eu Sou” um dia nos reunirá para junto cantarmos “Aleluia” . Obrigado por sua grande contribuição na história da igreja . Descance merecidamente em paz, grandioso maestro.

    • Jefferson Luz disse:

      De quem é a autoria da música “Povo barulhento”? Não estou encontrando na internet e preciso para minha pesquisa de doutoramento

      • Admin HC disse:

        É a compositora Cecília de Souza.
        Enviamos mais informações via e-mail

  4. Ilca Alves Nery de Souza disse:

    UM REGENTE CRIATIVO, DEDICADO. UM GÊNIO!

  5. Samuel Barbosa disse:

    Infelizmente, em mais uma de minhas pesquisas sobre as maravilhosas obras do maestro Zenio, soube tardiamente, que aquele homem de Deus já descansa no Senhor. Fiquemos maravilhados pois sabemos que o seu trabalho não foi em vão!

  6. Gladson disse:

    Boa tarde, sou maestro do coral e orquestra da Igreja Assembleia de Deus de Piedade- SP, temos muitos hinos do Zenio, porém algumas partituras se perderam com o tempo e estão incompletas, os meus predecessores não tem arquivos delas. Por favor, como faço para comprar novamente algumas partituras do saudoso Zenio?

    • Peter disse:

      A Paz do Senhor Gladson, aconteceu o mesmo aqui na minha igreja, eu soube que um dos filhos estava trabalhando o acervo do maestro Zênio pra comercialização

  7. JOSÉ APARECIDO F DA SILVA disse:

    muito bom esse hino e da minha infância ! vcs teria partituras desse hino para orquestra ou metais ?

  8. Samuel Barbosa disse:

    Acompanho as obras do maestro Zênio desde a década de 80. Soube do seu falecimento e até hoje escuto suas composições através de gravações compartilhadas através da internet.
    Infelizmente não conseguimos acesso fácil às suas belíssimas composições em formato de partitura.
    Hoje sou capaz de identificar que alguns compositores tentaram copiar algumas composições do Maestro Zênio e se tornarem “donos” delas, compositores que se dizem cristãos tentaram plagiar algumas dessas composições.
    Triste saber que perdemos um ícone da música instrumental cristã.

  9. DANIEL MOURA NOGUEIRA disse:

    Parabéns pela história linda desse, que foi grande mestre. Ouvia muito o grupo.
    Me tira uma dúvida, quem puder: Como conseguir os arranjos do maestro Zênio? Será que é possível?
    Fico grato se alguém me ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *